Divisão de carga

Justiça trabalhista gaúcha inaugura novas varas

Autor

14 de novembro de 2011, 5h40

A Justiça do Trabalho inaugura, nesta segunda-feira (14/11), mais três Varas no Rio Grande do Sul. Assim, vai aumentar para 118 o número de varas do trabalho no Estado. Estas três varas do trabalho estão entre as 17 criadas para o Rio Grande do Sul pela Lei 12.475, de 5 de setembro de 2011.

Às 14h, ocorre a abertura da quarta vara do trabalho de Taquara. A cidade alcançou a marca 4,4 mil novos processos em 2010, média de aproximadamente 1,5 mil por unidade. O Foro Trabalhista do município também atende a Igrejinha, Parobé, Rolante, Riozinho e Três Coroas.

A inauguração da quarta e quinta varas do trabalho de Canoas está marcada para às 18h. O município possui um dos maiores volumes processuais do Estado. No ano passado, seu Foro Trabalhista, também responsável pela jurisdição de Nova Santa Rita, recebeu 5,5 mil novos processos — cerca de 1,8 mil por unidade.

A Justiça do Trabalho está agendando outras seis inaugurações para os próximos dias. No dia 24 deste mês, serão abertas a terceira e a quarta varas do trabalho  de Gravataí. Em 6 de dezembro, a segunda vara do trabalho  de Lajeado e a quinta vara do trabalho  de Caxias do Sul. Em 7 de dezembro, a terceira e a quarta varas do trabalho  de Passo Fundo.

Também receberão novas unidades as cidades de Erechim, Esteio, Estrela, Rio Grande (duas), Santa Rosa e São Leopoldo. Caxias do Sul ainda ganhará sua sexta varas do trabalho.

Segundo o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, desembargador Carlos Alberto Robinson, o objetivo das novas varas é dividir e reequilibrar a carga processual nestes municípios, possibilitando que os processos tramitem com maior celeridade nas suas respectivas regiões de jurisdição. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-RS.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!