Execução penal

Juízes debatem a nova Lei de Medidas Cautelares

Autor

1 de novembro de 2011, 6h39

Nos próximos dias 24 e 25 de novembro, corregedores e juízes que atuam na área Criminal e de Execução Penal se reunirão no Encontro Nacional de Execução Penal e no III Seminário da Justiça Criminal, em Vitória (ES) para discutir aspectos da Lei 12. 403/11 (que alterou o Código de Processo Penal) e do sistema penitenciário. Na prática, esta lei alterou o CPP e estabeleceu medidas cautelares alternativas à prisão preventiva, o que suscita o debate sobre aspectos diversos abordados com essa nova legislação.

Os dois eventos que ocorrerão em conjunto e são organizados pelo Conselho Nacional de Justiça contarão com a participação de renomados palestrantes, como os professores Eugênio Pacelli e Luiz Flávio Gomes. Além disso, a programação prevê a realização de três oficinas temáticas: voltadas para penas privativas de liberdade, penas e medidas alternativas e novas cautelares penais.

Propostas
Cada oficina apresentará cinco propostas ao Plenário para serem votadas. Os participantes devem optar pela participação em uma das oficinas no momento da inscrição — a ser realizada em breve pelo site do CNJ. Será realizada, ainda, ao longo do período de realização do Encontro e do Seminário, visita às instalações do Complexo Prisional de Vila Velha. 

A coordenação do Encontro Nacional de Execução Penal e do III Seminário da Justiça Criminal é do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), vinculado ao CNJ — responsável pela realização dos mutirões carcerários organizados pelo CNJ em parceria com os tribunais de Justiça e pelo programa Começar de Novo (este último, voltado para a reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho). Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Conheça as novas regras das medidas cautelares no livro de Débora Faria Garcia: Novas Regras da Prisão e Medidas Cautelares. Clique e saiba mais!

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!