Sem falta

Sindicância contra procuradores é arquivada por CNMP

Autor

23 de março de 2011, 14h43

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público arquivou a sindicância contra procuradores da República do Rio Grande do Sul que foi instaurada após uma reclamação da ex-governadora do estado, Yeda Crusius. Ela os acusou de divulgar informação protegida por sigilo e cometer abuso em uma entrevista coletiva em 2009, quando anunciaram a propositura de uma açaõ de improbidade administrativa contra ela.

O relator do caso no CNMP, conselheiro Sandro Neis, considerou que os procuradores não cometeram falta funcional, já que as informações sigilosas, como dados bancários e fiscais dos investigados e o conteúdo das interceptações telefônicas foram preservadas.

No julgamento dos 12 conselheiros, só dois votaram pela abertura de processo disciplinar, e parte dos que votou pelo arquivamento o fez por considerar o caso prescrito.

Segundo a reclamação da ex-governadora, a entrevista coletiva em que os procuradores anunciaram a propositura de ação de improbidade contra ela e outras oito pessoas como desdobramento da Operação Rodin, representou uma condenação antecipada dos investigados, sem possibilidade de defesa. Com informações da Assessoria de Imprensa da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul. 

Sindicância 831/2009-23

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!