Escolha da classe

Auditores vão sugerir nome de novo ministro do TCU

Autor

16 de março de 2011, 11h43

Os auditores federais do Tribunal de Contas da União já podem escolher um candidato para sugerir como novo ministro do TCU, na vaga ocupado por Ubiratan Aguiar. Assim como nos tribunais do Poder Judiciário, a composição do TCU também é feita por integrantes de carreiras diferentes. A vaga atual é da Câmara dos Deputados. A União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), que promove a votação iniciada nesta quarta-feira (16/3), irá enviar para a Casa uma sugestão de nome para ajudar os deputados na escolha. 

O primeiro turno das eleições, que conta com 23 candidatos, termina nesta sexta-feira (18/3), às 17h. Os cinco mais votados seguem para o segundo turno, que inicia no dia 28 de março e encerra no dia 31. Para participar das eleições, os candidatos tiveram que cumprir além das exigências constitucionais, os critérios estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa.

A ideia da entidade é participar ativamente da escolha do novo ministro. "Os auditores acreditam e anseiam por essa participação. Desejamos colaborar para o processo de escolha de ministros do TCU, subsidiando a Câmara dos Deputados com um nome criteriosamente escolhido e que seja apoiado pela categoria", afirma a presidente da Auditar, Bruna Mara Couto.

Após 118 anos de existência do TCU, que foi criado pelo então ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa, a iniciativa proposta pela Auditar é inédita no Tribunal, e tem como inspiração o processo eleitoral do Ministério Público da União (MPU), no qual cada membro tem direito a voto. Com informações da Assessoria de Imprensa da Auditar.

Veja a lista de candidatos a Ministro do TCU:

Arsênio José da Costa Dantas  (TCU)
Ary Braga Pacheco Filho (TCU)  
Bruno Hartz (TCU)
Carlos Augusto de Melo Ferraz (TCU)
Claudio Souza Castello Branco  (TCU)
Claytton Lourenço de Oliveira (TCU)
Eduardo Duailibe Murici  (TCU)
Flávio Lúcio Rodrigues da Silva (TCE/GO)
Glória Maria Merola da Costa Bastos (TCU)
Horácio Saboia Vieira (TCU)
Inácio Magalhães Filho (TCDF)
José Jardim Rocha Junior  (TCU)
Luiz Henrique Moraes de Lima (TCE/MT)
Luis Wagner Mazzaro Almeida Santos (TCU)
Marcelo de Miranda Ribeiro Quintiere (TCU)
Marcos de Paula Freitas Portella (TCU)
Odilon Cavallari de Oliveira (TCU)
Paulo Roberto Wiechers Martins (TCU)
Ricardo Fahr Pesso (TCU)
Ricardo de Mello Araújo (TCU)
Rosendo Severo Dos Anjos Neto  (TCU) 
Uadson Ulisses Martins (TCU)
Weder de Oliveira (TCU)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!