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Escolha na defesa

Veja possíveis soluções para a redução de presos

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No Brasil há aproximadamente 500 mil presos e mais 500 mil pessoas cumprindo penas alternativas. No tocante à situação dos presos sabe-se que aproximadamente 400 mil presos (80%) respondem por furto, roubo e pequenos tráficos. Ou seja, embora tenhamos quase 1.600 tipos (e sub-tipos) de crimes na legislação penal, apenas três tipos de crimes prevalecem no dia a dia prisional.

A situação agravou-se com a política do atual Governo de estatizar a assistência jurídica, na qual curiosamente o Estado acusa e o Estado defende o réu e este passa a ser refém de dificuldades como a escolha de seu advogado em razão de regras que evitam a concorrência. Embora a Ordem dos Advogados do Brasil alegue estar preocupada com a situação prisional, no Exame da Ordem no Edital do mesmo não consta matérias como “criminologia” ou “execução penal”. Logo, confirma-se a distância enorme entre discurso e atitude.

Nos últimos oito anos com a política governamental de estatização da assistência jurídica mediante forte lobby corporativo, inclusive com medidas para centralizar a assistência jurídica estatal e evitar que haja outros prestadores de assistência jurídica, aumentou-se o número de presos. Ou seja, de forma paradoxal o Estado pode ter várias Instituições para ajuizar Ações civis públicas, mas apenas uma para prestar assistência jurídica. Em razão disso, a quantidade de presos aumentou em mais de 30% nos últimos anos, pois os processos penais foram agilizados em razão da assistência jurídica com exclusividade para o Estado em crimes cometidos por pobre como furto, roubo e pequenos tráficos. Assim, criou-se uma perigosa dicotomia em que ricos são defendidos pela advocacia privada enquanto que pobres ficam a defesa exclusiva pelo Estado através de um único órgão. Inclusive as verbas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estão sendo canalizadas para este atendimento estatal. O Ministério da Justiça pressionado por fortes lobbies corporativos não faz, e não quer fazer, a pergunta chave: Quem fez a defesa criminal da maioria dos presos? Foi a advocacia privada ou a pública? 

Posteriormente, os beneficiados com recursos públicos para esta espécie de exclusividade de defesa estatal aparecem publicamente questionando o excesso de presos como decorrente de uma maldade estatal, como se o modelo atual de defesa jurídica estatizada também não integrasse este Estado “malvado” e pedem mais dinheiro para agora atender aos que foram condenados. Mas, quem fez a defesa ? A maior parte dos presos foi defendida pela advocacia privada, por advogados dativos, por defensores públicos ou por algum outro setor ?

Mauro Cappelleti em sua obra clássica, Acesso à Justiça concluiu em sua pesquisa que o melhor modelo de assistência jurídica era o que criava oportunidades ao cidadão de escolha e que era um avanço juntamente com os planos de assistência jurídica.

Na área criminal as soluções sempre são no sentido de “mais dinheiro, mais gente”, pois isto interessa a certos grupos que lucram com este sistema, os prestadores do serviço. Afinal, setores como funerárias lucram com a morte e as farmácias lucram com a doença, esta é a verdade, embora chocante.

Chega-se ao absurdo de acreditar no “mito da obrigatoriedade da ação penal”, ou seja, o Ministério Público é obrigado a denunciar apenas para movimentar a máquina judiciária, pois muitos dependem desta indústria, embora isto não seja expresso no Código de Processo Penal prevalece como mito/princípio. Dizem que isto é um “princípio”, mas o douto Procurador da República, promotor federal, Luiz Gazoto, mostra que esta crença é um mito, conforme leciona na obra Princípio da não obrigatoriedade da ação penal, Editora Manole. Ora, a quem atende acreditar neste princípio? Princípios não mudam? Mas, sem processo judicial não existe mercado, nem serviço para muitos. Oportuno destacar que nos países da Europa pequenos delitos ficam na esfera da não obrigatoriedade da ação penal e que nos Estados Unidos a amplitude de delitos para não se ajuizar ações penais é bem maior, porém os promotores estadunidenses são, em regra, eleitos, logo o controle social é feito de outra forma.

Portanto, se há excesso de presos, ao invés de o Estado gastar dinheiro apenas com presídios, segurança e assistência jurídica para garantir os direitos dos presos, muito melhor seria permitir medidas para não se prender e nem processar em alguns casos. O problema é que reduzirá o mercado de trabalho para alguns setores e isto não querem, embora não digam isto em público. No entanto, há soluções eficazes, simples e baratas, como:

1) Transformar a ação penal de furto de objetos no valor de até R$ 100 em Ação Penal condicionada à representação da vítima, uma medida similar à adotada em países na Europa.

2) Prever expressamente que o Ministério Público poderá, fundamentadamente, estabelecer prioridades no ajuizamento de ações penais em delitos de caráter patrimonial e cometidos sem violência, sendo que se a vítima discordar poderá recorrer ao Conselho Superior do Ministério Público.

3) Definir na lei a possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para crimes de furto para não se iniciar o processo penal, pois não faz sentido ajuizar Ação Penal para se discutir a insignificância apenas para manter o mercado de ações judiciais aquecido.

4) Descentralizar a assistência jurídica e criar meios para que o cidadão, inclusive o preso, tenha efetivamente opções de escolher o seu advogado de confiança criando várias alternativas na iniciativa privada e até mesmo estatal.

5) Criar as Centrais de Penas Alternativas e ampliar as hipóteses de transação penal e suspensão condicional do processo cumulada com penas alternativas, além de melhorar a legislação sobre estes temas.

6) Extinguir, mediante lei, o regime aberto, pois anacrônico no sistema atual. Afinal, melhor seria que do regime semi-aberto ocorresse a progressão para pena alternativa.

7) Facilitar a emissão dos atestados de pena pela internet, pois atualmente há forte lobby para manter monopólio de emissão e recebimento para que o preso fique refém de alguns prestadores de serviço.

8) Investir em tornozeleiras eletrônicas em vez de construir mais presídios, pois há casos de presos provisórios que realmente não precisavam ficar presos se tivessem a pulseira eletrônica, o problema é que preso dá mais lucro para quem vende marmita, uniforme, segurança e outros serviços, pois um preso custa em torno de R$ 2000,00 enquanto um vigiado por tornozeleira custa R$ 300,00 e consegue ter mais liberdade para escolher advogado e esta concorrência não interessa a muitos.

9) Reduzir os atuais 1600 tipos penais para menos de 500 tipos penais e restabelecer a codificação das leis penais para melhorar a organização e aplicação das leis penais ao se evitar normas esparsas e contraditórias. Afinal, não adianta reformar o CPP, sem atentar para o Código Penal e nem criar tipos penais feitos no calor dos telejornais em razão de casos específicos.

Em suma, com estas medidas, em até dois anos, teremos menos de 200 mil presos, ou seja, uma redução de mais de 50% do efetivo atual e aumentando a quantidade de pessoas cumprindo pena alternativa. No entanto, há o problema de que a população acha que condenação em pena alternativa é impunidade, pois não entende o aspecto punitivo.

Bibliografia

CAPELLA, Juan Ramón. Cidadãos Servos. RS: Safe. 1996.

CAPPELLETTI, Mauro. Acesso à Justiça.. RS: Safe, 1988. Tradução de Ellen Gracie

DINIZ, Marli. Os donos do saber, Profissões e monopólios profissionais. Rio de Janeiro: Revan, 2001

GAZOTO, Luis Wanderley. O Princípio da Não Obrigatoriedade da Ação Penal Pública. São Paulo: Manole, 2003

 é mestre em Direito Social e promotor de Justiça em Minas Gerais.

Revista Consultor Jurídico, 14 de março de 2011, 11h07

Comentários de leitores

8 comentários

Soluções...

Zerlottini (Outros)

Quando eu estava na Universidade, um dos "Exmos. Coronéis Comandantes" dos malditos IMP's disse, alto e bom som: "A única forma de acabar com o Movimento Estudantil é pegar os líderes, colocá-los num helicóptero do PARASAR e jogá-los em alto mar..." POr que não fazer isso com os irrecuperáveis, tipo Fernandinho Beira Mar, Elias Maluco, Marcola e outros? Ou alguém, em sã consciência acredita na resuperação desses indivíduos? Até quando nós temos de os sustentar na cadeia? Cada vagabundo desses come o salário de uns 10 ou mais aposentados, que trabalharam uma vida (HONRADA) inteira e ganham uma merreca, quando param de trabalhar. E ainda não recebemos em dia. O meu deveria sair até o quinto dia útil de cada mês. Este mês, por causa do Carnaval, Dilma e cia. resolveram que só pagariam depois da quarta feita de cinzas. Deve ter sido para pagar o que foi gasto na reforma das instalações da Base Aérea de Barreira do Inferno, para a "presidenta" (ARRGGGHHH!) ficar. Só não sei o porquê de ela ter arrepiado viagem na Barreira - devia ter seguido viagem e ido pro Inferno, diretamente. Ela et caterva.
Francisco Alexandre Zerlottini. BH/MG.

Infratores educáveis e criminosos puníveis

edelvio coelho lindoso (Jornalista)

Quanto a infratores, quanto mais isolados, mais paz gozam os cidadãos de bem, ao mesmo tempo que lhes dá oportunidade de trocar de senda, tendo-se como agentes de seu redirecionamento, barganhando consigo próprio o valor da liberdade em troca de um (prazer) pernicioso à sociedade. Assim:
Prisão pedagógica:1, 2, 4, 8, 16, 32, e 64 dias, num total de 130 de reclusão total, a partir dai apenações impostas em juizo, e a 8ª nunca com menos tempo que a 7ª. A primeira parte do castigo, de forma automática desde a infração registrada pelo delegado plantonista, e BOs funcionalmente preenchidos para a pregressividade estatística padronizar a eficácia do remédio. Se nã há leis prevendo essas usanças, criem-na, com urgência.
Economia: Os próprios prisionais serão construidos no modelo espigão, com celas em corredor, no tamanho 3X3mt., indevassáveis no solo, teto, frente e fundo, com todo o sistema automatizado, água, luz, alimento e botão para emergência; ao fim do corredor, uma cela igual, porém sem luz, para recalcitrantes, no mesmo regime progressivo de tempo para castigo.
Isso faz parte de um complexo onde na parte térrea estarão espaços multiprofissionais como: Forum com toda equipe judicial, com funcionamento diário em três turnos; delegacia policial, assistência Social, bombeiros hidráulicos, assistência médica, lavanderia, cozinha e todos profissionais cabíveis, para tal. Mobilize-se os recursos políticos, jurídicos, onde quer que forem necessários. Criem-se os meios.
Independente de sexo ou idade, infratores e criminosos ai serão atendidos, protegidos pela inssociabilidade. Não, a visitas; banho de sol só com prescrição médica. Advogados, por interfone ou por estafeta do sistema.
Progressão de pena e penduricalhos, não. cure e puna.

É mudar ou mudar

E. COELHO (Jornalista)

Prezado Marcos Alves Pintar:
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Respeito o seu comentário, realmente seria mais fácil mudar para a China.
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Aprendi também que embora cada nação tenha a sua identidade e realidade, ela faz parte de um mundo no qual há uma ampla troca de experiências, ou seja, nenhuma nação vive isolada.
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Além de não viver isolada, cada nação deve ter a inteligência de observar como é que outras conseguem, ou conseguiram, resolver problemas semelhantes.
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Lamento que a população brasileira, em sua grande maioria, considere que 50.000 homicídios por ano seja uma coisa normal e que não é preciso mudar nada.
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É mudar o Brasil, ou mudar do Brasil. Meus filhos já se decidiram pela segunda opção, estão felizes morando com segurança e trabalhando em outro país.
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Eu, sonhador, com quase 60 anos de idade, ainda acredito que o Brasil possa mudar. Pelo menos, por enquanto, não quero mudar prá China ou qualquer outro país.
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Abraços

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