Advocacia brasileira

OAB é convidada para indicar embaixador para a OEA

Autor

1 de março de 2011, 5h52

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil poderá indicar o advogado que será o embaixador oficial da Federação Interamericana de Advogados (FIA) na Organização dos Estados Americanos (OEA). O convite para a indicação foi feito nesta segunda-feira (28/2) pelo advogado André de Almeida, que será o novo presidente da FIA a partir de 2 de julho.

"Esta é uma demonstração da verdadeira presença da OAB na FIA", afirmou Almeida, em reunião com o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, em Brasília. Além da FIA, somente o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Cruz Vermelha integram a OEA com embaixadores com assento e voz.

De acordo com Cavalcante, o nome do representante será indicado pela OAB nos próximos dias. Também participou da reunião de hoje o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto.

Congresso
Almeida também convidou o presidente nacional da OAB a participar do congresso da FIA durante o qual tomará posse, na cidade de Vera Cruz, no México. Ele será o quinto advogado brasileiro a presidir a entidade, que possui 71 anos, tendo sido criada em 1942 em Washington, nos Estados Unidos.

Os advogados debateram ainda a ampliação do intercâmbio entre jovens advogados brasileiros e de países da América Central, a partir da parceria já firmada pela OAB com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores. Também foi discutida a possibilidade de realização de uma reunião da FIA no Brasil e de debates sobre a atuação da advocacia estrangeira. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!