Novo cinema

Cinemateca exibe documentário sobre folia de Reis

Autor

27 de maio de 2011, 11h26

Reprodução
Com roteiro e produção de Mauricio Cardoso, diretor executivo da revista Consultor Jurídico, o documentário O Mistério de Santo Reis será exibido nesta sexta-feira (27/5) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O filme, que tem direção de Fábio Rodrigues, integra o Primeira Exibição, programa que mostra filmes que não entraram no circuito comercial.

O documentário é um resgate da história e do espírito de uma das mais arraigadas tradições populares de Minas Gerais e do Brasil: a Folia de Reis. Manifestação de religiosidade e de cultura popular, a folia também retrata valores profundos da alma do povo simples do interior.

Desprovida da pompa e suntuosidade dos modernos espetáculos, a folia sobrevive há séculos pela força da fé e da sabedoria das pessoas que a fazem. A obra é também uma homenagem aos foliões que com total desprendimento levam sua arte e sua devoção pelas ruas e estradas de nossa terra.

Com 43 minutos de duração, o filme é resultado de mais de 30 horas de gravações na região de Araxa, no Triângulo Mineiro, feitas entre 2007 e 2011. Contando com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, a obra tem patrocínio da CBMM (Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia) e de Alimentos Wilson, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Araxá.

Serviço
Filme: O Mistério de Santo Reis
Quando: 20h30 desta sexta-feira (27/5)
Onde: Cinemateca Brasileira – Sala Cinemateca BNDES – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Ibirapuera – próximo ao Metrô Vila Mariana
Taxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada) Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita.
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!