Mutirão da cidadania

Defensoria Pública faz mutirão em Porto Alegre

Autor

20 de maio de 2011, 8h03

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública da União fazem, nesta sexta-feira (20/5), em Porto Alegre, o Mutirão Cidadão, atendimento jurídico gratuito à população. O atendimento começa às 9h e se estende até às 16h, no ginásio Tesourinha, no bairro Cidade Baixa, próximo ao Centro.

A Carris, empresa de transporte coletivo do município, irá disponibilizar uma linha com ônibus gratuito da Estação Trensurb do Mercado Público até o ginásio Tesourinha, e vice-versa, no horário do mutirão. Serão feitos atendimentos nas áreas de Família, Cível e Previdência, entre outras.

Além da Defensoria, o mutirão oferece outros serviços à cidadania, como o de uma rede de supermercados, que irá cadastrar interessados para possibilidade de emprego em suas lojas. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) também irá fazer atendimentos.

O papel da Defensoria
A Defensoria Pública trabalha com Direito Cível, Penal, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Violência Doméstica, Infância e Juventude, Tutelas Coletivas, Regularização Fundiária e Sistema Prisional, principalmente no atendimento à população carente. Atua na esfera judicial e extrajudicial, em todos os graus de jurisdição, perante a Justiça Estadual e os Tribunais Superiores. Atualmente, 345 defensores públicos integram o quadro da instituição, que está presente em 144 Comarcas, das 165 existentes no Estado.

Além disso, a Defensoria conta com projetos de grande importância social, como o exame de paternidade gratuito. Mensalmente, a Defensoria presta, de forma gratuita, mais de 30 mil atendimentos em todo o Estado. Com informações da Assessoria de Imprensa da DPE-RS. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!