Justiça virtual

TRT-RS apresenta processo eletrônicos a advogados

Autor

29 de junho de 2011, 11h20

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul apresentou, na terça-feira (28/6), a um auditório lotado de advogados, o seu processo eletrônico, sistema a ser implementado em caráter experimental no final de setembro. A apresentação foi feita no “Seminário Técnico-Científico de Processo Eletrônico – o futuro está presente”, promovido pela OAB gaúcha, por meio da Comissão Especial de Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias e da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O evento ocorreu na sede da Ordem, no centro de Porto Alegre, e foi transmitido em tempo real, pela internet, às 106 subseções da entidade no Estado.

O presidente da Comissão de Informática do TRT-RS, desembargador Ricardo Gehling, apresentou todo o desenvolvimento do processo eletrônico da 4ª Região. Em seguida, a diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Natacha Moraes de Oliveira, explicou sobre como os advogados irão trabalhar no novo sistema, exibindo as telas que serão dedicadas à atuação desses profissionais. No final de julho, o TRT-RS entregará o primeiro módulo do processo eletrônico, que contempla os itens de credenciamento, controle de acesso e peticionamento eletrônico.

Os presidentes do TRT-RS e da OAB gaúcha, desembargador Carlos Alberto Robinson e o advogado Claudio Lamachia, respectivamente, abriram o encontro com seus pronunciamentos. Robinson destacou que o processo eletrônico está sendo uma construção coletiva, com a participação de todos os agentes da Justiça do Trabalho, inclusive os advogados. “Estamos construindo juntos esta nova realidade, e a participação dos advogados tem sido fundamental”, disse o presidente do tribunal.

Nos últimos meses, o TRT-RS fez reuniões com os representantes da advocacia, a fim de colher opiniões e sugestões para o novo sistema. A diretora de Comunicação e Informática da ESA, Rosangela Herzer dos Santos, também se manifestou na abertura do evento. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-RS. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!