Desvio de verbas

José Rainha é preso pela PF em São Paulo

Autor

16 de junho de 2011, 12h08

O líder de uma facção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) José Rainha Júnior foi preso nesta quinta-feira (16/6) em Presidente Prudente (SP) pela Polícia Federal. Ele é acusado de "desvio de verbas públicas federais destinadas aos assentamentos de reforma agrária" na região do Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

A PF acusa Rainha de fazer parte de um grupo acusado de se apropriar ilegalmente de recursos públicos destinados à manutenção de assentados em áreas desapropriadas para reforma agrária. São investigados crimes de extorsão contra proprietários de terras invadidas, estelionato, peculato, apropriação indébita de recursos de assentados, formação de quadrilha e extração ilegal de madeira de áreas de preservação permanente. A operação foi batizada de Desfalque.

Além de Rainha, há outros nove mandados de prisão preventiva, sete mandados de condução coercitiva para a delegação para depoimento e 13 mandados de busca e apreensão. As ordens são da 5ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, que não revelou os nomes dos outros envolvidos.

A operação que prendeu Rainha está sendo feita pela PF em parceria com o Ministério Público Federal, que já processa o líder do MST, administrativamente, desde 2009, para apurar desvio de verbas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo a assessoria de imprensa do MST informou à Agência Brasil, José Rainha já não está no movimento "há mais de cinco anos". Rainha foi expulso do MST em 2004, mas continua liderando ocupações de terra e agindo em nome do movimento.

A operação Desfalque foi deflagrada, além de Presidente Prudente, nas cidades de Andradina, Araçatuba, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Sandovalina, São Paulo e Teodoro Sampaio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!