Vaca Litigation

Quadro que desagradou advogados é retirado de vara

Autor

14 de junho de 2011, 13h37

Reprodução
Vaca do litigio - Reprodução

O quadro da vaca Litigation não está mais nas paredes da sala de audiências da 2ª Vara de Família e Sucessões de Santa Maria (RS). Após promessa de ajuizamento de processo pela Ordem dos Advogados do Brasil, o juiz Rafael Pagnon Cunha retirou a imagem do local. As informações são do site Espaço Vital.

A ilustração, composta por um vaca no centro, em cujo corpo estava escrita a palavra "litigation", contava ainda com o autor (“plaintiff”) e o réu (“defendant”), que puxavam, cada um para seu lado, o animal. E, sentado em um banquinho, estava o advogado (“lawyer”). O juiz, passivo, observava a cena. A gravura é a reprodução de uma imagem do século XIX e é originalmente vendida pela livraria Wildy & Sons. O estabelecimento fica em uma região de Londres conhecida como "Legal London".

Na última semana, a OAB de Santa Maria e advogados pediram que o conselho seccional da entidade tomasse alguma providencia acerca do caso. O assunto chegou a tomar parte da sesssão ordinária na última sexta-feira (10/6).

Nesta terça-feira (14/6), seguindo orietanções do conselho, a OAB de Santa Maria começou a ouvir os depoimentos dos advogados que viram o quadro. Os termos vão acompanhar um expediente que será encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça.

Para o conselheiro André Jobim, "o quadro colocado num recinto oficial, mantido pelo Estado, quis sinalizar a opinião dos juízes de que os advogados mamam nas tetas da questão, enquanto o processo transcorre".

Ao comentar a retirada do quadro, o presidente da OAB-RS declarou que "ainda que o quadro da vaca tenha sido recolhido, a ofensa já tinha sido gravemente perpetrada, com o uso irregular de dependências de um prédio público, onde a Advocacia foi injustamente assacada".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!