Caso Battisti

Itália convoca embaixador em Brasília de volta a Roma

Autor

10 de junho de 2011, 11h13

O embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca, foi convocado nesta sexta-feira (10/6) para voltar para Roma. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, dois dias depois de o Supremo Tribunal Federal negar a extradição do italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro homicídios.

Em nota divulgada para a imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, explicou que a convocação é temporária e apenas para discutir os aspectos jurídicos do caso e dos acordos bilaterais existentes entre os dois países, para assim definir os próximos passos. Na quarta-feira (9/6), um dia depois da decisão do STF, Frattini já havia falado que o governo italiano vai levar o imbróglio para a Corte Internacional de Justiça resolver.

Na Itália, a imprensa destaca a convocação do embaixador italiano e aponta o retorno de Gherardo La Francesca como um sinal claro de crise diplomática entre brasileiros e italianos. Em entrevista a jornalistas publicada pelo jornal Il Sole 24 Ore, o ministro Frattini classifica a decisão da Justiça brasileira de política, e não jurídica. “E, de frente a isso, não tem diplomacia que aguente”, completa.

Um dia após a decisão do Supremo, o governo italiano expressou seu profundo pesar pela negativa da extradição. Em Roma, manifestantes saíram às ruas pedindo a volta de Battisti para cumprir a pena a que foi condenado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!