Central do eleitor

TRE-SP fará recadastramento biométrico em Jundiaí

Autor

25 de julho de 2011, 17h20

tse.gov.br
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (25/7) a Central do Eleitor, que concentrará o atendimento dos 269.849 eleitores do município, a fim de coletar suas impressões digitais, imagem e assinatura, para que, já em 2012, sejam identificados de forma totalmente segura pela Justiça Eleitoral. A cerimônia contou com a presença do presidente do TSE ministro Ricardo Lewandowski, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do presidente do TRE-SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme, e do prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad.

A partir de segunda-feira (25/7), a Central do Eleitor de Jundiaí vai concentrar o atendimento dos três cartórios eleitorais da cidade para receber os 269.849 eleitores que deverão comparecer para a coleta das impressões digitais até o dia 16 de dezembro deste ano.

A Central está localizada na Rua dos Bandeirantes, 103, no centro da cidade. O funcionamento será das 8h às 17h com 20 guichês de atendimento, que deverão ser ampliados para 78, após o recebimento de novos equipamentos.

Para fazer o recadastramento, o eleitor deve agendar o atendimento por meio do site www.tre-sp.gov.br usando o sistema TítuloNet. Quem comparecer ao cartório sem fazer o agendamento será atendido conforme a disponibilidade, sendo que terão prioridade aqueles que marcaram horário para ser atendido. Em princípio, 40 servidores treinados pelo TRE-SP irão ajudar no atendimento. Além disso, outros 90 servidores do estado de São Paulo prestarão auxílio, de acordo com convênio firmado com o governador.

As cidades paulistas de Jundiaí e Itupeva, esta última com 27.856 eleitores, participam da segunda etapa do recadastramento do eleitorado para a biometria, realizado por meio da convocação obrigatória dos eleitores para a coleta de imagem e das impressões digitais e obtenção da assinatura. Uma vez recadastrados biometricamente esses eleitores, ao votarem a partir das Eleições de 2012, serão identificados de forma totalmente segura. Os eleitores do município de Nuporanga já foram recadastrados e votaram nas eleições de 2010 em urnas com leitor biométrico.

Eleição segura
Em todo o país, seis milhões de brasileiros estão convocados pela Justiça Eleitoral a comparecer a postos de atendimento e cartórios para o recadastramento para identificação biométrica nas eleições municipais de 2012.

Na primeira etapa deste ano, o recadastramento alcança 100% dos eleitores de Sergipe (1.412.179 eleitores) e de Alagoas (1.919.122 eleitores). Também contemplará todos os votantes das capitais Curitiba (1.311.181 eleitores) e Goiânia (908.050 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (269.849 eleitores) e Itupeva (27.856 eleitores). 

Esta nova etapa do cadastramento biométrico atinge ainda o eleitorado dos municípios pernambucanos de Aliança (28.578 eleitores), Caruaru (196.485 eleitores), Catende (25.894 eleitores), Macaparana (18.217 eleitores), Sanharó (14.020 eleitores) e Vicência (22.865 eleitores).

Numa próxima fase, ainda neste ano, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios que passarão pelo mesmo procedimento. Quem não comparecer terá o título cancelado. A expectativa é que cerca de 10 milhões de eleitores já possam utilizar o leitor biométrico da urna eletrônica para se identificar na hora de votar nas eleições municipais de 2012.

O objetivo do TSE, com o leitor biométrico, é conferir à identificação do eleitor a extrema segurança que a urna eletrônica gerou para a votação. A expectativa do Tribunal é que em 2018 os eleitores sejam identificados por meio do reconhecimento das impressões digitais em todas as 400 mil seções de votação do país. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!