Contas públicas

Toma posse a nova direção do TCE gaúcho

Autor

13 de julho de 2011, 17h40

‘‘A má utilização dos recursos públicos se constitui em fator de desigualdade social. Tanto a fraude como o erro e a ineficiência acabam conduzindo aos mesmos prejuízos para a população que mais carece do abrigo do Estado”, disse o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, ao discursar sobre o combate a corrupção durante a cerimônia de sua posse, na segunda-feira (11/7).

O presidente destacou que entre as prioridades de sua gestão estão a valorização do corpo técnico da instituição, o uso de tecnologias para aperfeiçoar a atuação da corte, a transparência das ações e a integração com os demais órgãos de controle.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, ressaltou a trajetória profissional do conselheiro Cezar Miola, reafirmando seu apoio a gestão que inicia. “O MPC estará ao lado do TCE na busca do combate a corrupção, que corrói a sociedade”, garantiu.

Representando os conselheiros, Iradir Pietroski destacou a evolução dos Tribunais de Contas ao longo da História e do seu papel pedagógico para evitar o desperdício e o mau uso do dinheiro público. “Estamos no caminho correto quando levamos a Presidência um homem que percorreu todos os degraus em nossa instituição”.

Tomaram posse também o vice-presidente do TCE, Algir Lorenzon; o segundo vice-presidente, Marco Peixoto; o corregedor-geral, Iradir Pietroski; o presidente da Primeira Câmara, Helio Mileski; e o da Segunda Câmara, Victor Faccioni.

Pelo menos 500 pessoas acompanharam a cerimônia de posse — entre familiares, amigos e servidores do TCE. Entre as autoridades presentes, estavam o governador do Estado, Tarso Genro; o presis presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde; o presidente do Tribunal de Justiça, Leo Lima; além de deputados, secretários, representantes do Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado e conselheiros aposentados e de outros Estados.

Clique aqui para ler o discurso de posse.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!