Concentração de mercado

Compra do Carrefour prejudica consumidores

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2 de julho de 2011, 17h48

A possibilidade da compra do Carrefour pelo Grupo Pão de Açúcar pode causar prejuízos para o consumidor. Para Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o negócio precisa ser muito bem definido, por se tratar de uma grande concentração de mercado. As informações são da Agência Brasil.

Segundo Maria Inês, a redução de concorrência por meio de aquisições muitas vezes transforma os consumidores em “reféns” das empresas, por causa do ganho de escala de clientes. Essa concentração, afirma, pode afetar a qualidade dos produtos e até mesmo diminuir os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento, especialmente tecnológico – já que não há concorrência para pressionar por melhores serviços.

Para Frederico Rocha, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a fusão pode reduzir a capacidade produtiva no Brasil. Ele acha que o negócio vai reduzir o número de lojas no país, o que pode ter impacto negativo no emprego.

Sobre a possibilidade de monopólio, Rocha calcula que cada companhia tenha entre 15% e 20% do mercado em que atuam. Se analisada a compra em âmbito nacional, a fatia delas salta para 30%. Em algumas cidades, porém, esse bolo aumenta para 80% ou 90%, diz, preocupado, o professor.

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