Voluntários em ação

Estudantes vão auxiliar detentos em Campina Grande

Autor

29 de janeiro de 2011, 8h15

Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), do Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (Cesrei) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem campus na cidade de Campina Grande (PB), vão auxiliar, nos próximos meses, detentos das unidades prisionais da região. A ideia é criar o Núcleo de Advocacia Voluntária de Campina Grande.

O núcleo poderá ser formado não apenas por estudantes de Direito, mas também por alunos de outras áreas, como a de saúde. Eles podem ajudar, por meio da atuação em suas respectivas áreas, a assegurar que o Estado cumpra a Lei de Execução Penal, mantendo os presídios em condições dignas.

O juiz coordenador do mutirão carcerário no Estado, Paulo Irion, explicou que a contribuição dos estudantes na iniciativa será assessorar os presos não só em questões relativas ao dia-a-dia da execução da pena, mas também nos assuntos que envolvam a vida do apenado.

“O detento pode precisar de auxílio jurídico em causas cíveis, como pedido de divórcio, reconhecimento de paternidade ou pedido de alimentos, por exemplo”, afirmou Irion.

Segundo o coordenador da reunião, juiz Bruno Azevedo, os estudantes de Direito prestarão assessoria jurídica à comunidade carcerária, requerendo benefícios, acompanhando a execução da pena e atuando judicialmente em prol dos apenados. A iniciativa prevê, também, a instalação de um núcleo de apoio dos parceiros da iniciativa na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB) para assegurar o sucesso do projeto.

Até o dia 11, o Tribunal de Justiça da Paraíba, Conselho Nacional do Ministério Público, a OAB-PB, Defensoria Pública do Estado e governo estadual vão revisar a situação processual da população carcerária e a infraestrutura do sistema prisional do Estado.

O juiz corregedor do TJ-PB, Fábio Leandro, anunciou que a equipe do mutirão carcerário fará inspeções nas cadeias do interior paraibano e deverá criar núcleos de advocacia voluntária com o apoio das instituições de Ensino Superior dos municípios de Patos, Sousa e Cajazeiras. No total, os núcleos de João Pessoa, Campina Grande e desses três municípios atenderão 95% da população carcerária da Paraíba. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!