Campanha no Executivo

Ajufe sugere seis nomes de juízes para o Supremo

Autor

18 de janeiro de 2011, 17h45

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) enviou para a presidente da República, Dilma Rousseff, a lista sêxtupla com indicação de juízes federais para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal, em decorrência da aposentadoria do ministro Eros Grau, em agosto de 2010. São eles: Fausto Martin De Sanctis, Leomar Barros Amorim de Sousa, Odilon de Oliveira, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e o ministro do STJ Teori Albino Zavascki.

Essa mesma lista foi enviada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado, mas a nomeação do 11º ministro não aconteceu até o final de seu mandato. No entendimento da Ajufe, a lista contém sugestões de nomes representativos da magistratura federal que preenchem os pré-requisitos constitucionais de idade, reputação ilibada e notável saber jurídico.

Ao sugerir apenas representantes da Justiça Federal – Teori Zavascki, hoje no STJ, é oriundo da Justiça Federal – fica claro o viés corporativista da proposta da Ajufe.

A escolha dos nomes foi feita por meio de consulta entre os associados da Ajufe. Ao indicar esta lista, a Ajufe afirma que espera contribuir para o engrandecimento da mais alta corte judicial brasileira e o fortalecimento do Estado democrático de Direito, tornando o STF mais plural ao agregar a experiência e história da magistratura federal à sua composição. Com informações da Assessoria de Imprensa da Ajufe.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!