Novos presidentes

América Latina terá em 2011 eleições presidenciais

Autor

3 de janeiro de 2011, 16h32

Peru, Guatemala, Argentina e Nicarágua vão escolher seus novos chefes de Estado em 2011. No México e na Venezuela, as eleições estão marcadas para 2012. As informações são da Agência Brasil.

Os peruanos serão os primeiros a irem às urnas, em abril. Quatro candidatos têm possibilidade de suceder o atual presidente, Alan Garcia: Luis Castillo, Alejandro Toledo, Keiko Fujimori (filha do ex-presidente Alberto Fujimori) e Ollanta Humala.

Em setembro, será a vez dos eleitores da Guatemala. Uma das candidatas é Sandra Torres, a atual primeira-dama, mulher do presidente Álvaro Colom. Também disputa as eleições o ex-general Otto Pérez Molina.

O sucessor da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, será eleito em outubro. Na lista de candidatos estão Elisa Carrió, Fernando Pino, o vice-presidente Julio Cobos. De acordo com especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a morte do ex-presidente Néstor Kirchner, no fim do ano passado, deixou um vazio no cenário político local.

Na Nicarágua, as eleições estão marcadas para novembro. O atual presidente, Daniel Ortega, tenta a reeleição, mas na disputa estão também os candidatos Arnoldo Alemán e Fabio Gadea.

No México, ao longo deste ano, serão escolhidos governadores de 11 estados. O governo federal, comandado pelo presidente Felipe Calderón, lançou uma campanha nacional e pede o apoio dos governos estaduais no combate aos grupos organizados que atuam no tráfico humano e de drogas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!