Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Aula Magna

Temer detalha a história da Constituição no Brasil

O vice-presidente da República, Michel Temer, detalhou a história constitucional do Brasil em aula magna para a primeira turma de graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), no dia 14 de fevereiro. A palestra com o tema “História Constitucional do Brasil” foi transmitida pela internet e está disponível no Youtube. Durante a Aula Magna, além das nuances históricas, Temer aproveitou para contar uma curiosidade. Quando prestou concurso, em 1968, para procurador de estado, a única pergunta que errou foi sobre o ano de instalação da Federação. Ele respondeu que foi em 1891 com a Constituição. Mas, na verdade, foi em 1889 com o Decreto nº 1. Este foi o ato constitucional que marcou a instalação da Federação. 

Para cerca de 200 pessoas, Temer falou de poder, soberania e Estado Democrático de Direito com a Constituição Federal de 1988, entre outros fatos históricos importantes. O vice-presidente aproveitou também a aula para dar alguns conselhos. “O estudante de Direito deve ler o quanto seja possível”, disse. Isso porque, segundo Temer, o instrumento de trabalho da profissão é a palvra escrita ou verbal independentemente do ramo a ser seguido.

A conferência marcou a abertura do ano letivo dos alunos do curso de graduação, lançado recentemente no IDP. A nova instituição tem como coordenador pedagógico o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, além de personalidades do mundo jurídico no corpo docente como: o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Ives Gandra da Silva Martins Filho, e os procuradores da República Paulo Gonet e Inocêncio Mártires Coelho.

Assista a aula do vice-presidente Michel Temer:

Revista Consultor Jurídico, 28 de fevereiro de 2011, 9h43

Comentários de leitores

1 comentário

PALESTRA DESACOMPANHADO NÃO VALE

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Eu até assistiria, desde que o eminente palestrante fosse acompanhado da sua digníssima esposa. É que é difícil focar em M. Temer por mais de 3 minutos sem sentir enjôo.

Comentários encerrados em 08/03/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.