Consultoria transatlântica

Banca americana assessora venda de empresa alemã

Autor

20 de fevereiro de 2011, 9h23

A gigante suíça da indústria química, Clariant, anunciou, nesta semana, a intenção de adquirir, ao custo de US$ 2,6 bilhões, a fabricante alemã de catalisadores de agentes poluentes, a Süd-Chemie. Importantes bancas de advocacia dos Estados Unidos e da Europa participam do processo de consultoria jurídica que envolve a transação. A expectativa é que o fechamento do negócio ocorra até o fim deste semestre.

Fundada no século 19 e sediada em Munique, capital do estado da Baviera, a Süd-Chemi fabrica catalisadores e agentes absorventes de poluição industrial, tecnologia responsável pelo tratamento e filtragem de gases e resíduos em atividades industriais.

A Süd Chemi pertence até então a uma família que detém pouco menos da metade das ações da companhia e é propriedade também da One Equity Partners, uma agência afiliada ao banco de investimentos JPMorgan Chase. A One Equity cuida justamente das operações de

private equity do banco. O jargão descreve o investimento em empresas até então ausentes nas listagens das bolsas de valores, com fins de capitalizar o crescimento destas.

O advogado Bernd Mayer, sócio da banca americana Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom, e o consultor corporativo do escritório, Frederick von Mallinckrodt, de Munique, representam a família de acionistas da Süd-Chemie no processo de venda para a Clariant.

A One Equity Partners detém pouco mais de 50% das ações da Süd-Chemie e também negocia a venda de sua parte para a Clariant. A consultoria jurídica da One Equity ficou a cargo da banca alemã Hengeler Mueller e da suíça Baer & Karrer. O site da revista The American Lawyer, a publicação alemã especializada em Direito, Juve (clique para ler em alemão), bem como a imprensa suíça noticiaram e detalharam os bastidores legais por trás da megaoperação.

Da banca alemã Hengeler Mueller, entraram em campo os associados Maximilian Schiessl e Bernd Wirbel, também os especialistas em advocacia corporativa, Oliver Rieckers e Stefan Richter, e o associado especialista em legislação antitruste, Thorsten Mäger.

Os advogados Felix Ehrat e Ralph Malacrida, da Baer & Karrer, participam também da assessoria legal na venda das ações da Süd-Chemie pela One Equity a Clariant.

Do lado dos compradores, a divisão alemã da banca nova-iorquina White & Case, presta consultoria à Clariant. A equipe conta com advogados especializados em fusões e aquisições, em legislação tributária, em leis antitruste, em direito corporativo e em mercado de capitais. A Clariant ainda conta com a assessoria da banca suíça de advocacia Homburger.

De acordo com o site da The American Lawyer, inúmeras companhias disputaram com a Clariant o direito de comprar a Süd-Chemie. A fabricante fechou uma lista com quatro finalistas, entre eles o conglomerado norte-americano Honeywell e a belga Umicore.

O site informou ainda que a banca norte-americana de advocacia Jones Day prestou consultoria a maior petroquímica do Japão, a Mitsui Chemicals, em uma proposta final oferecida a Süd-Chemie, preterida em detrimento da oferta feita pela suíça Clariant.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!