Tese de doutorado

Ministro da Defesa da Alemanha é acusado de plágio

Autor

16 de fevereiro de 2011, 17h22

flickr.com
Karl-Theodor zu Guttenberg - ministro de Defesa da Alemanha - flickr.com

O ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Theodor zu Guttenberg, foi acusado de plagiar trechos de sua tese de doutorado, aprovada com louvor pela Universidade de Bayreuth. O professor de Direito Andreas Fischer-Lescano, da Universidade de Bremen, declarou nesta quarta-feira (16/2) ao jornal Süddeutsche Zeitung que a tese do ministro tem várias passagens de "plágio flagrante" e "falsificação". Guttenberg declarou que a acusação é um "absurdo".

Segundo Lescano, professor de Direito Público, Direito Europeu e Direito Internacional em Bremen, nas passagens "plagiadas", o ministro utiliza citações e fórmulas idênticas a textos anteriormente publicados e trabalhos de outros autores, porém, sem citar fontes ou dar créditos. Em seu site, o jornal publicou uma comparação entre as partes da tese de Guttenberg com os originais apontados por Lescano.

O Süddeutsche Zeitung divulgou, ainda, que o caso está sendo investigado pelo professor Diethelm Klippel, ombudsman da Universidade de Bayreuth, onde Guttenberg apresentou sua tese de doutorado, em 2006. No ano seguinte, ele recebeu a maior nota pelo trabalho.

Guttenberg declarou que "está disposto a verificar a qualquer momento se as 1.200 menções em notas de rodapé em 475 páginas" de sua tese têm alguma impropriedade. Segundo o ministro, ninguém o ajudou a fazer a tese. "O desenvolvimento deste trabalho foi feito pelo meu próprio desempenho", afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!