Caminho rápido

TJ-MT implanta sistema de malote digital

Autor

11 de fevereiro de 2011, 7h23

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso implantará um sistema de malote digital para envio de correspondências e troca de documentos. Além de aumentar a segurança na comunicação de dados, a celeridade, e a preservação ambiental, o Judiciário mato-grossense economizará mais de R$ 4 milhões com a redução de postagem.

O Sistema Hermes – Malote Digital será oficialmente implantado na próxima segunda-feira (14/2), em cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador José Silvério Gomes, no Plenário 3 do TJ-MT, às 15 horas. Com a completa implantação do sistema, todas as comunicações oficiais passarão a ser feitas por meio eletrônico.

O Malote Digital será utilizado para o envio e o recebimento de ofícios e comunicações internas administrativas, e entre as primeira e segunda instâncias, especialmente de cartas precatórias e cartas de ordem.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do TJ-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, encarregado do projeto, “o sistema guarda o recibo de leitura, que ainda contém dados como código, horário de leitura, quem leu o e-mail, data da entrega, data da leitura, assunto, remetente e destinatário. Dados facilmente acessados“.

O novo sistema utilizará o PDF (Portable Document Format), tecnologia padrão para a distribuição de documentos que permite a integridade dos arquivos e uma compactação eficiente, além de dificultar a invasão de vírus. Além disso, cada usuário terá um token, que é uma espécie de arquivo digital que guarda a assinatura eletrônica criptografada.

Até o momento, 255 servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso participaram do curso preparatório ao malote Digital via Ensino a Distância (EAD), e 150 fizeram um curso presencial, cujas vagas para fevereiros já estão esgotadas. O calendário dos meses seguintes será aberto em breve.

O acesso ao sistema será pelo Portal do Poder Judiciário de Mato Grosso, www.tjmt.jus.br. Sua utilização, exige o cadastramento, que automaticamente, gera o login e a senha. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!