Saída do poder

Murabak renuncia e deixa o Cairo nesta sexta-feira

Autor

11 de fevereiro de 2011, 15h58

Aljazeera
Hosni Mubarak - AljazeeraApós passar três décadas no poder e depois de 18 dias de protestos contra seu governo, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11/2). A decisão foi anunciada em um comunicado na rede estatal de televisão. As informações são da Agência Brasil.

Autoridades egípcias confirmaram que, na manhã dessa sexta-feira, Mubarak e sua família deixaram a capital do país, Cairo, em direção ao resort de Charm el-Cheikh, a 250 km, no Mar Vermelho. Nesse período, helicópteros foram vistos deixando a residência oficial do presidente.

A Embaixada do Egito no Brasil informou que não prestará esclarecimentos sobre a renúncia de Mubarak, nem sobre o governo provisório. De acordo com a assessoria de imprensa da embaixada, se for feita alguma declaração, ela será enviada por e-mail aos veículos de imprensa.

Os protestos

Aljazeera
Queda de Hosni Mubarak Egito - Cairo - AljazeeraApós o anúncio, os manifestantes contrários ao governo que se encontravam reunidos na Praça Tahrir, símbolo das manifestações, comemoraram. Se o político de 82 anos não renunciasse, os manifestantes haviam prometido intensificar os protestos.

Durante os 18 dias de protestos contra Mubarak, a embaixada egípcia só se manifestou uma vez, em uma nota na qual pediu desculpas ao governo brasileiro pelo tratamento dispensado pelas autoridades egípcias aos repórteres Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Costa, da TV Brasil. Os jornalistas foram presos por 18 horas, tiveram os olhos vendados e os equipamentos apreendidos.

Com o pedido formal de desculpas, o governo brasileiro não apresentou uma proposta de queixa formal ao Egito, que já havia sido elaborada pelo embaixador do Brasil no país, Cesario Melantonio Neto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!