Transparência de atos

TJ-MT começa a transmitir julgamentos pela internet

Autor

10 de fevereiro de 2011, 11h04

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso começa a transmitir, nesta quinta-feira (10/2), as sessões de julgamento do Tribunal Pleno. As exibições serão gravadas. Mais tarde, passada a fase experimental, as sessões poderão ser acompanhadas em tempo real. O serviço faz parte do novo pacote de recursos audiovisuais oferecidos pelo órgão.

O TJ-MT acredita que a iniciativa vai conferir mais transparência aos atos do órgão, além de aproximar os servidores da sociedade. “É mais um esforço visando ampliar os níveis de transparência e de conhecimento acerca do funcionamento do Poder Judiciário”, enfatizou o desembargador José Silvério Gomes, presidente do tribunal.

Uma produtora de áudio e vídeo foi contratada para fazer as transmissões, mas  a Coordenadoria de Comunicação do tribunal é a responsável pelo projeto. Segundo o desembargador, as comarcas mais distantes da capital, Cuiabá, serão beneficiadas, uma vez que podem acompanhar o julgamento de ações recursais, cujos processos nasceram naquela comarca.

Em breve, o tribunal ganha também a TV.JUS – o canal  de TV da Justiça Estadual, cujos preparativos estão em fase de finalização. A jornalista Araísa Ferreira, que está cuidando do canal, conta que a programação vai ser tanto informativa quanto didática. “Inicialmente serão quatro programas, sendo três de conteúdos histórico; acadêmico; e de debate, respectivamente, e o carro-chefe constituído pela produção noticiosa. As notícias contemplarão conteúdos institucionais, jurisdicionais, pautas temáticas, produções especiais e serviços prestados ao cidadão”, detalha.

O jornal online do TJ-MT também sofre mudanças. A publicação vai abrir um espaço de divulgação do calendário das sessões de julgamento das 13 câmaras  do órgão, dos trabalhos feitos pela Corregedoria-Geral da Justiça e das comarcas.

Os serviços podem ser acessados a partir de segunda-feira (14/2), no site do próprio tribunal. Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-MT.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!