Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Segurança máxima

Preso que liderar rebelião no MA será transferido

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, anunciaram que detentos que liderarem rebeliões no estado serão transferidos para presídios federais de segurança máxima. Nos últimos três meses, 24 presos foram mortos nas duas últimas rebeliões ocorridas em unidades prisionais maranhenses. As informações são da Agência Brasil.

A medida emergencial é uma maneira de os governos federal e do Maranhão conterem as repetidas rebeliões em unidades prisionais do estado. O Ministério da Justiça também prometeu liberar recursos para a construção de duas novas penitenciárias nas cidades de Pinheiro e de Bacabal e concluir a do município de Imperatriz.

Também deverão ser viabilizados recursos para a construção de um segundo presídio em Bacabal e de outro em Santa Inês. Segundo a assessoria do governo estadual, as três primeiras novas unidades prisionais deverão estar prontas em, no máximo, seis meses.

A intenção também é criar mais vagas nas prisões maranhenses nos próximos quatro anos e diminuir os índices de criminalidade, sobretudo dos homicídios, tráfico e consumo de drogas. De acordo com a assessoria do Maranhão, para abrigar a atual população carcerária em condições satisfatórias, o estado precisaria de mais 2.799 vagas. Com a construção das cinco novas unidades serão criadas 2.407 mil vagas, o que reduzirá o atual déficit em 86%.

Cardozo e Roseana voltarão a se reunir daqui a 15 dias a fim de discutir e traçar outras políticas de segurança e de administração penitenciária para o estado.

Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2011, 18h30

Comentários de leitores

2 comentários

Siga o lider

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Vai ter gente brigando para ser o líder. Pelo que dizem, qualquer lugar é melhor do que as cadeias do Estado do Maranhão.

Sarney-MA

- (Outro)

Lamentável ver a deterioração pela qual passa este Estado.

Comentários encerrados em 17/02/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.