Amizade e companhia

Dias Toffoli lamenta morte de Cássio Schubsky

Autor

9 de fevereiro de 2011, 11h58

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, lamentou a morte do advogado, historiador e jornalista Cassio Schubsky. Aos 45 anos, ele morreu na tarde de terça-feira (8/2), em São Paulo, de infarto. O enterro será nesta quarta-feira, às 13 horas, no Cemitério Israelita do Embu. Ele deixa mulher, Eliane, e uma filha, Gal.

Toffoli destacou a amizade e a conduta solidária de Schubsky. "Sempre preocupado com os aspectos sociais, praticava a solidariedade com aqueles que privaram sua amizade e companhia, o que para mim sempre foi um privilégio e fonte de aprendizado", disse. O ministro afirmou, ainda, que a morte de Schubsky, "consterna a todos nós e empobrece a historiografia jurídica brasileira".

Leia a nota:

O prematuro falecimento de Cássio Schubsky consterna a todos nós e empobrece a historiografia jurídica brasileira.

Viveu intensamente a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco no rico período do processo constituinte. Foi diretor do XI DE AGÔSTO, no ano de 1988, em que seus colegas o indicaram para orador oficial das comemorações havidas no Salão Nobre das Arcadas. Discursou de olho na conjuntura da época mas também para a História, sua grande paixão. Sabia que Tradição é Ruptura!

Foi o inspirador do Círculo das Quartas-Feiras, grupo que se reunia semanalmente com o Professor Goffredo da Silva Teles.

Romântico saído do porão, era um homem de idéias, mas também de ação. Abnegado, criou uma historiografia e uma linha editorial baseada na História do Direito, contando a vida, o momento, os homens e suas circunstâncias que fizeram o Direito, bem como as Instituições jurídicas que servem de pilares da democracia e do avanço social.

Sempre preocupado com os aspectos sociais, praticava a solidariedade com aqueles que privaram sua amizade e companhia, o que para mim sempre foi um privilégio e fonte de aprendizado. Cassio Schubsky era antes de tudo um grande brasileiro, que soube unir as tradições da cultura hebraica ao espírito apaixonado de nosso povo.

Externo minha solidariedade à filha Gal e aos familiares de Cassio Schubsky, no que sei estar acompanhado de todos seus eternos amigos.

DIAS TOFFOLI
Ministro do Supremo Tribunal Federal

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!