Nível intelectual

Indicação de Fux para o STF é boa para o tribunal

Autor

2 de fevereiro de 2011, 10h09

Antes ele foi promotor de Justiça no Rio de Janeiro, por concurso, depois juiz de Direito, primeiro lugar no concurso e foi nessa época que eu o conheci como um dos garotos prodígios que o Sálvio, ministro Sálvio Figueiredo, descobria para os seminários e congressos jurídicos da Escola Nacional da Magistratura.

O Sálvio tinha esse lado Midas. Quem sobre cujo ombro ele botasse a mão teria futuro venturoso.

As duas secretárias que o Sálvio levou para sua escolinha foram indicadas por notório saber jurídico e ilibada reputação para o Superior Tribunal de Justiça – a Eliana, ministra Eliana Calmon e a Nancy, ministra Nancy Andrigüi. Ambas eram desembargadoras, uma federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a outra do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Ele ainda fez campanha no STJ para a Ellen, ministra Ellen Gracie, então desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, mas ela apesar de aprovada na lista do STJ foi preterida por razões politicas, o que foi melhor para o Supremo Tribunal Federal, porque o Nelson, ministro Nelson Jobim, depois a tomou pelo braço e a levou ao Alvorada apresentando-a ao Fernando Henrique e à dona Ruth Cardoso, quando fervilhava a ideia uma mulher no STF.

O Sálvio daria certo agora em que há muito mais espaços para as mulheres na República. Começou a levar aos eventos de grande densidade a Cármen, professora Cármen Lúcia, uma fera do direito constitucional em Minas Gerais, sua conterrânea. A saúde frágil não lhe deu chance de sair recomendando o nome da Cármen para ministra do Supremo, onde ela hoje atua com grandes brio e brilho.

O Fux, o ministro Luiz Fux, foi guindado por merecimento ao cargo de desembargador, no qual demorou pouco porque logo o Sálvio lembrou para nós o nome daquele rapaz brilhante, monstro do direito processual civil, juiz moderno, estudioso, que não perdera a humanidade tocando guitarra, e bem, e cantando nos nossos eventos intra-muros.

Quando juiz, muito jovem, o Luizinho ainda ostentou extensas melenas como muitos garotos que, como eu, amavam os Beatles e os Rolling Stones.

Agora a Dilma começa seu governo dando excelente contribuição ao nível intelectual e moral, e à disposição para o trabalho, do Supremo Tribunal Federal, ao indicar o Ministro do STJ Luiz Fux para 11ª vaga aberta há mais de seis meses com a aposentadoria do Eros.

O novo ministro do STF tem 57 anos de idade, é professor de Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), faixa preta em jiu-jitsu. Seu pai é um imigrante da Romênia, Mendel Wolf Fux. Sua mãe é uma brasileira, Eliene Fux.

Não vem ao caso lembrar aqui as mutretas que lá bem atrás armaram contra o Fux para ele não ser, na época, indicado Ministro do STF. O tempo agora lhe faz justiça.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!