Direito 2.0

STF usa YouTube para ensinar sobre o processo eletrônico

Autor

  • Alexandre Atheniense

    é sócio de Alexandre Atheniense Advogados coordenador do Comitê de Direito Digital do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) membro das Comissões de Proteção de Dados Pessoais da OAB-MG e Direito Digital no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

26 de agosto de 2011, 12h09

Spacca
É sempre bom registrar iniciativas dos tribunais que buscam de forma didática ensinar aos atores do processo como lidar com as práticas processuais por meio eletrônico.

O Supremo Tribunal Federal (STF) disponibilizou na última semana dois vídeos em seu canal no YouTube, que explicam o passo a passo do peticionamento eletrônico. Esta iniciativa do STF é de extrema relevância devido à carência absoluta do ensino das práticas processuais por meio eletrônico.

Os vídeos podem ser acessados aqui e aqui. Se todos os tribunais do país que já colocaram em uso práticas processuais semelhantes adotassem esta iniciativa, certamente iriam contribuir para desmistificar as dificuldades do aprendizado neste momento de transição da desmaterialização dos autos judiciais.

Cliques da semana:

Jotnot Pro
$0.99
iPhone, iPod, iPad
Transforma o smartphone em um scanner de documentos. Uma vez digitalizada, a imagem será aperfeiçoada pelo aplicativo para ajuste de contraste, redução de tamanho e exportada em vários formatos diferentes como PDF, JPG,TIF e outros. A seguir será possível exportar o documento por e-mail ou vários aplicativos tais como DropoBox, GoodReader, Evernote. É uma excelente ferramenta para armazenar documentos importantes que estão em papel (peças processuais, notas fiscais, receitas médicas, orçamentos, etc). Você pode tirar fotos de vários documentos, importar as fotos para o JotNot, dar um tratamento na imagem, agrupar em um único arquivo e exportar para onde lhe convier.

Genius Scan
iPhone, iPod, iPad
Gratuito
Este aplicativo que já possui mais de 2 milhões de usuários transforma-se em um scanner de bolso. Ele permite que você digitalize rapidamente documentos, gere arquivos JPEG ou PDF e envie por e-mail, por exemplo. A vantagem é que este aplicativo consegue capturar a profundidade da imagem tornando a digitalização excelente. O Genius Scan possui uma versão paga que você pode enviar os arquivos direto para o Dropbox, Evernote ou Google Docs.

Maven Browser
iPhone, iPod, iPad
$0.99
Está cansado de visualizar apenas uma tela no browser do seu Ipad ou Iphone? O Maven permite a navegação com o uso de abas e possui uma série de teclas de atalhos que podem ser configuradas para tornar mais rápida o acesso a informação textual.

Dropobox
iPhone, iPod, iPad, Android
Gratuito
DropBox é um aplicativo baseado no conceito de computação na nuvem (cloud computing). Uma vez instalado, ajuda a manter o computador do usuário sincronizado com os servidores da empresa. Ele é uma espécie de pasta de arquivos, igual você tem em seu computador, porém, online. Você acessa a pasta e insere os arquivos. Para abrir um arquivo, basta dar dois cliques que ele será baixado do servidor direto para seu aparelho. Você pode acessá-lo do seu smartphone ou do computador.

Read It Later
iPhone, iPod, iPad, Android, PC
Gratuito. Versão Pro é paga.
“Salve para ler depois.” Esta é a definição prática deste aplicativo que pode ser acessado via browser e também nos smartphones. É fundamental para aqueles que lêem muito na internet, acessam vários links interessantes e não tem tempo para ler na hora. Basta instalar o plugin no seu navegador de preferência e guardar para ler aquele conteúdo depois no seu computador ou smartphone.

Autores

  • Brave

    é advogado especialista em Direito Digital, sócio de Aristóteles Atheniense Advogados, coordenador da pós-graduação em Direito de Informática da ESA OAB-SP e editor do blog DNT – Direito e Novas Tecnologias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!