Hora do mérito

Acusado não pode mais trocar de advogado nos EUA

Autor

17 de agosto de 2011, 12h25

O juiz federal do Distrito de Columbia Paul Friedman encerrou, na terça-feira (16/8), o impasse interminável envolvendo o troca-troca de advogados escalados para a defesa de Gregory Sitzmann, acusado de tráfico internacional de cocaína. Depois de três anos mudando de advogados e de algumas tentativas de representar a si mesmo em pro se (advogar em causa própria, abrindo mão do advogado de defesa), o juiz Paul Friedman botou um ponto final na novela ao comunicar o réu que a tolerância com o atraso para definir a situação estava esgotada.

Seis advogados passaram pela defesa de Sitzmann desde que ele foi indiciado em agosto de 2007 por distribuir drogas em até vinte países diferentes por mais de duas décadas. Ele também tentou, algumas vezes, representar a si mesmo sem dispor de advogados em regime pro se (“por si mesmo”, em latim), o que é permitido pelas leis americanas aos réus e autores de ações em casos cíveis e criminais. O tribunal que julga o processo contra o acusado em Washington determinou que o advogado Thomas Abbenante assumisse a defesa. Porém, na terça-feira, Gregory Sitzmann pediu novamente outra chance ao juiz para representar a si mesmo como pro se.

O juiz deu oficialmente por encerrado quaisquer questões envolvendo a representação legal de Sitzmann. Informou ao ao réu que, depois de três anos, “já é hora de ir ao mérito da presente ação". Friedman ainda comunicou Sitzmann que caso ele se oponha em seguir com o atual advogado, que entre então com uma ação judicial, mas que o tribunal não irá mais conceder prazo para que ele defina a situação de sua defesa.

De acordo com o blog BLT, de Washington D.C., uma série de razões foram apresentadas para justificar a interminável substituição de advogados. Da falta de confiança do réu nos profissionais que o representavam ao conflito de interesses (alguns dos advogados apontados também podiam ser testemunhas a favor de Sitzmann). O réu apresentou petições para representar a si próprio dispondo apenas de um advogado como consultor. Mas não demorou para que o próprio acusado demonstrasse desconforto em relação aos profissionais que o assessoravam.

Até mesmo o atraso de uma nomeação judicial, ocorrida quando Joseph Beshouri, antigo juiz que cuidava do caso, foi alçado ao Tribunal Superior do Distrito de Columbia, entrou na roda de justificativa para os adiamentos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!