Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Reinserção social

Projeto prevê selo para quem contratar ex-prseso

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que institui o certificado "Parceiros da Ressocialização" a empresas que contratarem ex-presidiários e sentenciados sob cautela da Justiça. De acordo com o PL 709/11, o selo será emitido pelo Executivo em solenidades anuais e as companhias poderão exibi-lo na divulgação de seus produtos. As informações são da Agência Câmara.

O projeto, de autoria do deputado federal Weliton Prado (PT-MG), tramita em caráter conclusivo — não precisa ser votado pelo plenário, apenas pelas comissões designadas. Já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, sob relatoria do deputado José Augusto Maia (PTB-PE). Faltam agora as análises das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição, Justiça e Cidadania.

“Do ponto de vista estritamente econômico, tal medida contribuirá para a redução dos custos relacionados à violência”, afirmou José Augusto Maia. Segundo ele, estudo de 2004 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontou que 10,5% do PIB do Brasil de 1997 foram gastos com segurança pública.

Revista Consultor Jurídico, 5 de agosto de 2011, 6h29

Comentários de leitores

3 comentários

A ideia é boa, mas ....

Leopoldo Luz (Advogado Autônomo - Civil)

pode ocasionar constrangimento entre os funcionários, uma vez que despertará a curiosidade sobre quem são os ex-presidiários empregados.

Ressocialização zero

Luana Leão (Estagiário - Civil)

Acredito que a iniciativa é uma boa opção, porém não acredito que efetive-se na prática, vez que aqueles que passam por um presídio, sobretudo estes, não passam por nenhum processo de ressocialização o que impete, terminantemente, o boa desenvoltura na execução de um trabalho ou na própria convivência com os colegas. Não acredito que as empresas estarão dispostas apesar das "vantagens" do selo.

presidiários têm baixa produtividade e não são disciplinados

analucia (Bacharel - Família)

presidiários têm baixa produtividade e não são disciplinados.
Muitas empresas estão arrependidas de terem contratados presidiários, pois não gostam de trabalhar e ainda atrapalham os demais.

Comentários encerrados em 13/08/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.