MERCADO JURÍDICO

Brasil Salomão e Matthes recebe certificação ISO

Autor

27 de abril de 2011, 17h31

Spacca
Mariana Ghirello - Coluna - Spacca - Spacca

O escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia recebeu a certificação ISO 9001:2008, ao conseguir padronizar os seus procedimentos internos e implementá-los no seu dia-a-dia de forma rigorosa. O ISO é uma norma internacional, que consolida a eficiência e eficácia dos procedimentos adotados pelo escritório para gerenciamento e guarda de documentos processuais.

A certificação foi oficializada pela BSI Brasil no dia 29 de março e tem validade até 24 de março de 2014. Trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ser uma aliada do negócio para o seu crescimento. Para o advogado Brasil Salomão, "na caminhada de 42 anos de do escritório, a certificação é um significativo passo na contínua busca da melhor qualidade profissional".


Elite jurídica
Com o novo certificado, o escritório passa a fazer parte de um seleto grupo de bancas de advocacia do país. Hoje, cerca de 30 escritórios no Brasil possuem a certificação ISO, o que sinaliza uma tendência para o setor. Além destes, dois Tribunais de Contas já foram certificados, assim como o Tribunal Superior Eleitoral e o gabinete do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo e também no TSE.


Fusão de empresas
O Trench, Rossi e Watanabe prestou consultoria jurídica no processo de criação da joint venture CPFL Energias Renováveis S.A, estabelecida a partir da associação de ativos  da CPFL  Energia e da ERSA Energias Renováveis.  A CPFL Energia passa a ser acionista majoritário com 63,6% das ações da joint venture, enquanto a ERSA responderá por 36,4% das ações. A estimativa é de que o processo seja concluído em agosto deste ano.


Energia renovável
A nova companhia já nasce como uma das maiores da América Latina no segmento de geração de energia a partir de fontes renováveis (PCHs, parques eólicos e usinas termelétricas a biomassa), com 648 MW de potência instalada em operação (posição estimada em agosto de 2011, quando da conclusão da operação), 386 MW em construção e 3.341 MW de portfólio em preparação para construção ou desenvolvimento, totalizando 4.375 MW de potência. Os sócios José Roberto Martins e Maria Beatriz Mello, e os advogados associados Felipe Calil, Juliana Assis e Lídia Rossi atuaram no caso.


Novo sócio
Sepulveda Pertence, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, toma posse como membro do Instituto dos Advogados Brasileiros nesta quarta (27/4), às 18 horas. Sepúlveda vem realizando dezenas de palestras sobre temas da reforma do Poder Judiciário — particularmente a defesa da proposta da Súmula Vinculante — e aos problemas da convivência dos sistemas concentrado e difuso de controle da constitucionalidade de normas no Brasil. Para ingressar no IAB, é preciso vocação para a produção cultural, objetivo maior da instituição.


Homenagem do IAB
Helio Saboya Ribeiro dos Santos será homenageado pelo IAB. Ele morreu no dia 7 de janeiro de 2011, aos 80 anos. Saboya era membro do Conselho Superior do IAB, em cujo quadro de membros efetivos ingressou em  31 de julho de 1975. Presença constante nas sessões plenárias, Helio Saboya era, na atual administração, membro da Comissão de Admissão de Novos Sócios. Ex-presidente da OAB-RJ, ex-procurador do Estado do Rio de Janeiro, foi secretario de Estado de Segurança Publica.


Livro para iPad
A Editora Saraiva acaba de lançar o primeiro aplicativo jurídico para  iPad do país. Voltado a profissionais e estudantes, o conteúdo do Manual 2.0 de Direito de Empresa foi especialmente desenvolvido para o tablet pelo advogado Fábio Ulhoa Coelho, autor de inúmeras obras jurídicas publicadas pela Editora Saraiva. O produto será comercializado pela App Store ao preço de US$ 69,99.


Controle gratuito
A Advise do Brasil lançou o Liber, sistema gratuito para advogados acompanharem as intimações dos Diários Oficiais e controlar prazos. Apenas os advogados inscritos nas seccionais que mantém a parceria com a Advise podem utilizar o Liber. Os advogados podem convidar até dez colegas de Estados onde não existe o sistema para usufruir do Liber. As seccionais de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Sergipe já possuem o serviço. Basta acessar www.liber.adv.br e clicar no ícone "convite". Ao inserir os dados do colega indicado, um e-mail será enviado a ele com uma chave e o link para ativar o cadastro.


Filial carioca
O Vilhena Silva Advogados, escritório especializado em Direito à Saúde, inaugura filial na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. O aumento constante na procura por serviço especializado na cidade foi o incentivo para abertura da nova operação. "Escolhemos o Rio de Janeiro pela elevada demanda relacionada ao assunto no Tribunal de Justiça, perdendo apenas para Rio Grande do Sul e São Paulo no número de ações relacionadas à saúde", conta Renata Vilhena Silva, sócia-fundadora do Vilhena Silva Advogados. O escritório fica na Praia de Botafogo, 501, Torre Pão de Açúcar, 1º andar, Rio de Janeiro.


Tributarista de prestígio
O professor Sacha Calmon recebeu em Ouro Preto a Medalha da Inconfidência, a mais alta comenda do estado de Minas Gerais, criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, para homenagear personalidades que contribuem para o aumento do prestígio estadual. Ele figura entre os tributaristas mais citados em decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.


Novo livro
O Souza, Cescon, Barrieu & Flesch convida para o coquetel de lançamento do livro Manual de Tributação no Mercado Financeiro, elaborado pelo sócio Paulo Bento e pelos associados Rafael Macedo Malheiro, Ramon Machado Castilho, Renato Reis Batiston e Renato Souza Coelho. O evento acontecerá nesta quinta-feira (28/4), a partir das 19h30, na livraria Saraiva do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo.


PELAS SOCIEDADES

Luciano Ricardo de Freitas Campeão é o novo integrante da equipe do escritório Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados. Campeão trabalhou durante seis anos no departamento jurídico da Nestlé e atuará como consultor na área de Direito Empresarial, com ênfase na parte Tributária, Trabalhista e Societária do escritório.

► O escritório Salusse Marangoni Advogados ganhou um novo reforço. A banca anuncia a contratação do advogado Bernardo Pereira de Lucena Rodrigues Guerra para responder tanto pelo consultivo como pelo contencioso nas áreas de Direito Administrativo e Ambiental, além de atuar com contratos da equipe de Societário.

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!