Receio de abstenção

PT é contra exigência de dois documentos para votar

Autor

24 de setembro de 2010, 15h49

O diretório nacional do PT entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a lei que exige dois documentos (título de eleitor e outro documento oficial com foto) para que o eleitor vote no dia 3 de outubro. O PT teme que a exigência faça aumentar a abstenção nas eleições deste ano. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Nas eleições de 2010, os eleitores são obrigados a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Antes, bastava um dos dois. Os eleitores têm até a próxima quinta-feira (30/9) para pedir a segunda via do título. O Tribunal Superior Eleitoral prorrogou o prazo por mais uma semana. Somente poderão pedir a impressão do título os eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas. Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via. O título de eleitor fica pronto na hora.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo. O segundo turno, onde houver, será no dia 31 de outubro, também um domingo. Serão eleitos presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Neste ano, os eleitores deverão votar em dois senadores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!