Políticos inelegíveis

TRE-SP barra 40 candidaturas com base na ficha limpa

Autor

24 de setembro de 2010, 7h21

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo barrou 40 candidatos com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Do total de pedidos indeferidos, 28 pediam registro como candidato a deputado estadual, 11 a federal e um a vice-governador. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A Procuradoria Regional Eleitoral havia impugnado 62 candidaturas. Dezessete candidatos impugnados tiveram aval do TRE-SP para seguir com a postulação e cinco renunciaram. Cinco das candidaturas barradas são de deputados do PT, quatro de PMDB, PP e PDT, e três do PSOL. PSDB e DEM tiveram duas candidaturas indeferidas cada um.

Legislação
A Lei da Ficha Limpa impede, dentre outros dispositivos, a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz). Segundo a lei, fica inelegível, por oito anos a partir da punição, o político condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.

Também ficam inelegíveis todos aqueles que renunciaram para escapar da cassação e os cassados pela Justiça Eleitoral por irregularidades cometidas nas eleições de 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!