Corrida eleitoral

Tucanos querem investigar uso de TV estatal

Autor

21 de setembro de 2010, 21h46

O PSDB solicitou à Procuradoria-Geral da República que investigue o uso da TV NBR na campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência e de outros candidatos que têm apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo, os advogados do partido tucano afirmam que há indícios de que o material gravado pela TV do governo federal esteja sendo utilizado nas campanhas petistas.

O uso da emissora oficial foi divulgado pela Folha. Segundo os advogados do partido, os fatos indicam o uso indevido de emissora oficial para captar imagens de comícios eleitorais em que há participação do presidente Lula “com a aparente finalidade de ser usada em benefício da candidata do partido do governo na campanha eleitoral”.

Para o partido, a orientação da emissora para a retirada da canopla e das identificações da TV nos equipamentos de filmagem da NBR comprovam a utilização eleitoreira. “Se a gravação não seria para a NBR, para quem mais seria? Constitui uma desproporcional vantagem possibilitar-se que apenas os comícios de candidatos apoiados pelo presidente da República sejam filmados, com o uso dessas mesmas imagens nas respectivas campanhas eleitorais”.

Na sede da emissora, em Brasília, havia na semana passada cartazes com a ordem para tirar a identificação dos equipamentos. O texto tem a orientação: “Este material está sendo gravado sem a canopla da TV NBR, porque não é para a NBR. Este conteúdo não é para ser usado na nossa cobertura, nem mesmo para ser gerado para as emissoras. É apenas para registro. Em caso de dúvidas, por favor procurem a mim ou um dos coordenadores”.

Irregularidades
Na representação encaminhada à PGR, os advogados do PSDB também apontam dois indícios de irregularidades: abuso do poder político, representado pelo uso da máquina pública em favor de candidatos e partidos envolvidos na disputa eleitoral, assim como a conduta vedada aos agentes públicos em campanha.

Foi solicitado também que o Ministério Público Eleitoral solicite à NBR as filmagens realizadas com a presença de Lula em comícios eleitorais, assim como da propaganda de candidatos apoiados pelo petista. A Folha de S.Paulo denunciou que há no governo ordem para que cinegrafistas e auxiliares da NBR gravem todos os discursos do presidente nos eventos da campanha eleitoral. A TV NBR é o canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) que noticia atos e políticas do governo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!