Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ranking trabalhista

TRT-MT divulga os 100 maiores litigantes

Em Mato Grosso, a maior litigante é a União Federal. Ela é autora de 6.764 ações e ré em 214. O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aparece em segundo lugar, com 5.578 ações no polo ativo e 142 no passivo. As informações foram divulgadas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, que listou as 100 instituições, tanto públicas quanto privadas, com maior número de processos que tramitam na Justiça do Trabalho mato-grossense.

Das dez maiores reclamadas, sete são sociedades limitadas. Empresas de capital fechado como a Quatro Marcos, a Sobral de Oliveira e Menezes, a Senior Grupo Empresarial, a Tut Transportes, a Central Depósito de Secos e Molhados, a Luzifaev Comércio de Alimentos e a Comercial de Alimentos LS não foram reclamantes em nenhuma ação. Todas foram alvo de ações trabalhistas. Já a estatal Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Mato Grosso aparece em quinto lugar. Das 944 ações que tramitam na Justiça envolvendo seu nome, apenas 15 foram ajuizadas por ela.

Segundo o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, juiz Rubens Curado, a medida de divulgar os números visa combater a morosidade da Justiça. "Somos lentos, temos dificuldades e um número grande de processos. Por isso, queremos um diálogo institucional, para enfrentar esse problema e solucioná-lo de peito aberto", declarou.

A lista dos litigantes é resultado do 3º Encontro Nacional do Judiciário, feito em fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, também foram estabelecidas as 10 metas a serem cumpridas pela Justiça brasileira até o final deste ano. A intenção do CNJ é ampliar a abrangência. Para isso, o órgão irá compilar os dados de todos os tribunais e publicar um documento único, também com 100 nomes. No entanto, processos das justiças Eleitoral e Militar, de execuções fiscais, processos da infância e juventude e da área criminal ficam de fora. Com informações da Assessoria de Comunicação do TRT-MT.

Confira aqui para ver a lista completa

Revista Consultor Jurídico, 9 de setembro de 2010, 13h03

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/09/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.