Desaceleração econômica

Número de falências decretadas sobe, diz Serasa

Autor

6 de setembro de 2010, 16h43

O número de empresas que tiveram falência decretada teve alta de 18,9% em agosto frente julho, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (6/9). Foram 63 decretos no mês, sendo 55 de micro e pequenas empresas, cinco de médias e três de grandes. A notícia é do portal Folha.com.

Também houve alta no índice de falências requeridas. No mês passado, foram 186 pedidos de falência, 5,1% a mais do que em julho. Deste total, 119 foram feitos por micro e pequenas empresas, 46 por médias, e 21 por grandes.

De acordo com economistas da Serasa, as elevações verificadas na relação mensal — tanto nas falências decretadas como nos pedidos de falência —, se devem "à desaceleração econômica no segundo trimestre e ao impacto da elevação dos juros no capital de giro".

Na comparação de agosto deste ano com o do ano passado, as falências decretadas e requeridas apresentaram queda. Houve uma diminuição de 4,5% no número de decretos, e de 11,4% no de requerimentos.

"Em agosto de 2009, apesar do país já ter saído da crise econômica internacional, os indicadores de insolvência ainda eram elevados, o que justifica a queda verificada", apontam os economistas.

Em relação às perspectivas, os analistas acreditam que se for confirmada a expectativa de um bom final de ano para o comércio e a indústria, deve haver uma maior redução na insolvência dos negócios.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!