Novos dirigentes

Solenidade ocorrerá às 16 horas no Pleno do STJ

Autor

1 de setembro de 2010, 17h46

Os ministros Ari Pargendler e Felix Fischer tomam posse nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), respectivamente, nesta sexta-feira (3/9). Cesar Asfor Rocha, atual presidente do STJ, será agora o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A solenidade, que ocorre às 16 horas no Pleno do Tribunal, contará com representantes dos três poderes da República, governadores e representantes da sociedade civil.

Pargendler advogou por três anos e foi procurador da República por quatro anos, antes de entrar na magistratura. Nomeado para o STJ em 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, é avaliado pelo Anuário da Justiça como legalista, mais favorável ao Fisco do que ao contribuinte e um ministro que acredita que o juiz deve observar os efeitos de suas decisões.

Fischer é integrante do STJ desde 1996. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ocupou, entre outras funções, a de procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e a de conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público do mesmo estado. Também foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Solenidade
A cerimônia de posse terá duração de cerca de uma hora e contará com os pronunciamentos do ministro Gilson Dipp, do procurador-geral da República Roberto Gurgel; do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante; e do presidente Ari Pargendler.

Estão confirmadas as presenças dos presidentes de todos os tribunais superiores. Os ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto; da Defesa, Nelson Jobim; e da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo; e o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, também participarão da solenidade.

Do meio jurídico, estarão autoridades como os presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante; da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares; e da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Fernando Mattos. Todos os servidores do STJ também foram convidados e participam da cerimônia. Com informações da Coordenadoria de Editoria e Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!