Mercado Jurídico

Empresas procuram qualidade nos escritórios

Autor

27 de outubro de 2010, 14h47

Spacca
Mariana Ghirello - Coluna - Spacca - Spacca

Os escritórios interessados em se tornar parceiros de departamentos jurídicos têm à mão uma ferramenta para saber o que eles querem e como atendê-los. A LexisNexis Martindale-Hubbell lançou a primeira pesquisa de mercado na América Latina sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. A análise foi feita em parceria com a Gonçalves & Gonçalves, marketing jurídico.

A principal razão para se escolher um escritório é o seu conhecimento jurídico, seguido de disponibilidade para atender o cliente e a experiência no setor econômico da empresa. "Um dos maiores problemas dos escritórios de advocacia ainda é a falta de entendimento das dinâmicas empresariais e necessidades efetivas das empresas", acrescenta uma empresa do setor de papel e celulose que participou do levantamento.


Bons contatos
Entre os departamentos jurídicos ouvidos, 68% preferem assinar contratos com valores fechados. Apenas 19% dos escritórios contratados, recebem o pagamento a partir do êxito nos processos. A maior parte das empresas também prefere trabalhar com escritórios de pequeno e médio porte, de até 50 advogados. E metade das empresas com faturamento anual de R$ 1 bilhão têm até 10 sociedades como parceiros na gestão de suas ações. A indicação por parte de advogados de outras empresas está entre as formas mais usadas para se chegar a um escritório.


Para melhorar
Manter e melhorar a qualidade do serviço jurídico é fator mais importante para manter um bom relacionamento com o departamento jurídico. A comunicação regular sobre os assuntos em andamento foi apontado como o segundo item mais importante quase empatado com melhor disponibilidade. E em terceiro, melhor conhecimento do negócio do cliente e seu setor de mercado.


Motivo de dispensa
As principais razões que levam uma empresa a dispensar um escritório também foram levantadas na pesquisa, e novamente o primeiro item apontado é a qualidade do serviço jurídico. A falta de ética e profissionalismo, de atenção com os assuntos críticos e de confidencialidade estão posicionados como as os outros motivos que mais causam o fim do contrato. Mais dois itens chamam atenção nesta parte da pesquisa: a relação ruim com o departamento jurídico e os conflitos de interesse não mencionados previamente.


Investimento em seguros
O Trench, Rossi e Watanabe Advogados, associado à Baker & McKenzie International, prestou consultoria jurídica à multinacional do segmento de resseguros baseada em Zurique, Swiss Re, na aquisição da empresa brasileira de seguros UBF Seguros. Todo o processo levou mais de cinco meses, desde o início da negociação até a operação ser efetivada e anunciada ao mercado.


Passo a passo
A Swiss Re irá investir US$ 40 milhões juntamente com a International Finance Corporation (IFC), que é o ramo do setor privado do Grupo Banco Mundial e vai se tornar a acionista minoritária. A UBF Seguros é especializada em seguro-garantia e seguros agrícolas. A operação ainda está sujeita à aprovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Anna Tavares de Mello, sócia das áreas de Seguros e Fusões & Aquisições do escritório explica que "esta operação consolida o ingresso de um dos maiores grupos resseguradores no mercado brasileiro de seguros. Nós acompanhamos a Swiss Re desde o início, em 2009, com o projeto de estruturação societária e fiscal da operação, bem como elaboração e apoio à empresa no âmbito das negociações dos acordos em relação à primeira e segunda fases".


Novos sócios
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves se uniu a banca do advogado Cezar Roberto Bitencourt. O escritório passa a se chamar Bitencourt e Naves Advogados Associados e atenderá em diversas áreas. Com duas unidades: uma em Brasília e outra em Porto Alegre.

O escritório Siqueira Castro faz um coquetel, nesta quarta-feira (27/10), para apresentar os seus novos sócios: Carlos Emílio Jung, João Daniel Rassi, Julio Augusto Alves de Oliveira, Maria Rita Gradilone Sampaio Lunardelli e Pedro Guilherme Accordi Lunardelli. O evento será no restaurante Leopolldina, na Villa Daslu, em São Paulo.


Mercado-chave
O escritório de advocacia Jones Day abre um escritório em São Paulo. Esse será o 33° escritório do Jones Day no mundo e o segundo na América Latina, seguindo o escritório da Cidade do México. Em São Paulo, o Jones Day prestará, principalmente, assessoria em operações de fusões e aquisições internacionais, private equity, direito bancário e financeiro, project finance de infraestruturas, bem como no setor energético e de mercado de capitais. Stephen J. Brogan, aócio-diretor Global do Jones Day, afirma: "O Brasil é um país dinâmico, com uma economia crescente, um mercado-chave nos dias de hoje".


Petróleo e gás
De olho na indústria do petróleo, a filial em Campos da banca Lopes de Carvalho e Pessanha Advogados está em processo de expansão e já contratou profissionais especializados em direito do petróleo e gás, para atender a nova demanda. Até o final de outubro, o escritório vai inaugurar novo endereço, ocupando 150 m² de um prédio recém-construído ao lado do Fórum, no Centro da cidade. O advogado Jonas Lopes de Carvalho Neto, sócio do escritório, estima aumento de 20% da cartela de clientes em 2011, com o início das atividades relacionadas ao Direito do Petróleo. “Já estamos em negociações com algumas empresas. É um mercado promissor”, afirma.


Equipe exclusiva
O escritório Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados tem uma célula de advogados designados para cuidar apenas do setor de Private Equity. No último semestre, a demanda por investimentos em fundos privados cresceu muito, e os segmentos de infraestrutura, teconologia da informação e construção são os que mais receberam investidores. O que atrai empresários para este tipo de investimento é a alta lucratividade, apesar do alto risco. Segundo o advogado João Paulo Fagundes, o Brasil apresenta muitas oportunidades de bons negócios.


Encontro com escritórios
O advogado André de Almeida, sócio do escritório Almeida Advogados e futuro presidente da Inter-American Bar Association (IABA), participa em Paris do Fall Meeting, evento que reúne os principais escritórios de advocacia para discutir oportunidades de negócios. O encontro, de 2 a 6 de novembro, é promovido pela American Bar Association. Almeida dará palestra sobre “M&A at the BRIC: Brasil, Rússia, India e China”, abordando formas de proteção aos minoritários em companhias abertas, Ofertas Públicas Iniciais (IPO) e Tag Along.


Bate-papo
A Comissão da Mulher Advogada de Pinheiro Neto Advogados fará um bate-papo com Cherie Booth Blair QC, esposa do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e advogada especialista em Direito Público e Direitos Humanos. O encontro acontece nesta quinta-feira (28/10), das 16h às 18h, na sede do escritório, em São Paulo.


Internet segura
Os advogados Juliana Abrusio e Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum Advogados Associados, juntamente com o presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, Coriolano de Almeida Camargo, lançaram a cartilha "Recomendações e boas práticas para o Uso Seguro da Internet para Toda a Família", da OAB-SP e da Universidade Mackenzie. O material tem textos que buscam a conscientização da família quanto ao uso seguro dos meios eletrônicos. Professores, jovens e pais poderão beneficiar-se das informações, disponível para download gratuito no site da OAB-SP.


Trabalho a distância
As novas formas de gestão de processos trabalhistas serão tema do seminário sobre e-Work “Desafios e oportunidades do trabalho a distância”, no próximo dia 9 de novembro, em São Paulo. O evento abordará a gestão atual da relação trabalhista, com casos de sucesso adotados por importantes empresas, e como a Justiça do Trabalho está lidando com essas ações em diferentes situações. Organizado pela Integra Eventos Corporativos, o seminário contará com a participação do advogado Alan Balaban Sasson, sócio do escritório Valentim, Braga & Balaban Advogados e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico. O evento acontecerá no Paulista Wall Street Hotel (Rua Itapeva, 636 – Jardins, São Paulo-SP), a partir das 8h30. Mais informações e inscrições através do site do evento.


Disque Denúncia
A ACE Seguradora lançou um canal exclusivo para denúncias contra fraudes nos seguros emitidos pela companhia. O novo serviço Disque Denúncia, com o número 0800-770-8135, pode ser acionado por funcionários, clientes, corretores, fornecedores e qualquer pessoa que, por qualquer razão, tiver informações ou suspeitas relevantes acerca de alguma fraude que esteja sendo cometida. É um serviço gratuito e sigiloso que garante total anonimato.

"As fraudes causam danos para toda a cadeia do seguro, gerando prejuízos não somente para as seguradoras, mas também para os segurados em geral, que vão arcar com os custos referentes à margem de perdas decorrentes das fraudes", diz Talita Lemos, responsável pela área de Compliance da ACE Seguradora.  


Manual de Conduta
Depois de inúmeros casos envolvendo blogueiros e a Justiça, a advogada especialista em Direito Digital Patricia Peck Pinheiro lançou o Manual de conduta do blogueiro. Ele traz diretrizes conforme as leis em vigor no Brasil para que se possa exercer ao máximo a liberdade de expressão e evitar riscos legais e danos à reputação. "A manifestação de posicionamentos deve ser prudente e guiada pela ética, preferencialmente sem a publicação de textos difamatórios, ofensivos e boatos", recomenda.


Agro bussines
No dia 28 de outubro, a Associação Brasileira de Direito do Agronegócio (ABD-Agro) promove o seminário Comissão especializada Trading Companies em São Paulo (R. Dr. Eduardo de Souza Aranha, 387 — Auditório). As inscrições são gratuitas porém limitadas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3897-0300. Entre os assuntos que serão debatidos, as barreiras não-tarifárias que impedem o acesso aos mercados norte americano e europeu.


Geração de empregos
A GMX Brasil, especialista em desenvolvimento profissional no setor jurídico, promove no dia 28 de outubro, às 18h30, um debate com grandes nomes do Direito nacional com o tema geração de empregos e renda no comércio. O evento será realizado no Espaço Ideal (rua Santa Luzia, 760 – RJ) e conta o apoio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista. O evento abordara questões políticas, sociais e econômicas relacionadas ao tema, com a participação dos advogados Bernardo Cabral, consultor da Confederação Nacional do Comércio, ex-ministro da Justiça e ex-senador, do Arion Romita, e membro honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho e do Amauri Mascaro, professor emérito da Faculdade de Direito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelos telefones (21) 2524-5148/ 2533-7297 ou pelo e-mail [email protected].


PELAS SOCIEDADES
► O escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice tem um novo sócio para sua unidade do Rio de Janeiro. O advogado Leonardo Miranda passa a compor a equipe do escritório a partir desta semana. Ele possui mestrado (LLM) em Direito do Petróleo pelo centro de estudos de petróleo da Universidade de Dundee (Escócia) e experiência internacional (trabalhou em um escritório de Londres).

► Quatro estagiários do escritório Martorelli e Gouveia estão entre os seis primeiros colocados no Concurso Nacional de Monografia promovido pelo Cesa, que reúne as maiores sociedades de advogados do país.

► O advogado Paulo Sérgio João, professor da PUC-SP e da FGV, é finalista do prêmio da International Law Office (ILO), entidade que atua como um conselho internacional corporativo de Direito Trabalhista, que oferece atualizações e um banco de dados das mais importantes decisões e legislação trabalhistas do mundo. Paulo Sérgio João fundou sua banca no segundo semestre de 2010, após sair da sociedade do escritório Mattos Filho.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!