Morte por apedrejamento

Advogada de Sakineh é detida ao retornar ao Irã

Autor

14 de novembro de 2010, 13h29

Sara Sabbaghiyan, advogada de Sakineh Ashtiani, a iraniana condenada à morte por apedrejamento, foi presa nesse sábado (13/11) ao retornar ao Irã. A informação foi divulgada pelo antigo advogado de Sakineh, Mohammad Mostafaei, e publicada pela Folha de S.Paulo.

De acordo com as informações, Sara foi detida com a advogada de Mostafaei, Maryam Kiyan, e a uma terceira advogada, Maryam Karbasi, no aeroporto Imam Khomeini, nos arredores de Teerã. Elas retornavam ao país vindas da Turquia.

O caso
Sakineh, de 43 anos e mãe de dois filhos, foi condenada em 2006 a morte por apedrejamento por manter relações com dois homens após a morte de seu marido. Em seguida, foi acusada de ser cúmplice no assassinato de seu esposo e, novamente, condenada à morte.

Atualmente ela está presa aguardando a execução da sentença. No entanto, ela não será mais apedrejada. O Irã alegou que, apesar de o sistema judiciário iraniano contemplar esta punição, ela não é mais aplicada.

Mostafei, primeiro advogado de Sakineh, foi condenado à revelia a seis anos de prisão por atentar contra a segurança nacional por divulgar o caso. Ele vive exilado na Noruega com sua mulher e sua filha.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!