Crime de corrupção

Funcionários da prefeitura paulista perdem cargo

Autor

30 de março de 2010, 21h40

Dois funcionários da prefeitura de São Paulo terão de cumprir quatro anos de reclusão em regime inicial semiaberto, além da condenação à perda do cargo público. A decisão é do juiz Carlos Eduardo Lora Franco, da 28ª Vara Criminal da Capital, que também condenou Marcio Curcio e Antonio Geraldo Ferreira a pagar a 80 dias-multa no piso do primeiro e o dobro para o segundo.

A pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, totalizando oito salários mínimos para cada um deles, a serem prestadas a entidade beneficente a ser especificada na fase de execução.

Os dois foram condenados por receber R$ 500, oferecido por um repórter investigativo que simulava ser um empresário, em troca de autorização para a distribuição de folhetos em via pública sem que houvesse fiscalização.

O juiz descartou os argumentos da defesa que alegou flagrante preparado, conforme a Súmula 145 do Supremo Tribunal Federal. “A consumação deste delito ocorre com a solicitação, ou aceitação da promessa ou com o recebimento da vantagem, independentemente da prática ou omissão do ato funcional. Não se trata, portanto, da hipótese da Súmula 145 do Supremo Tribunal Federal.”

Franco ressaltou que a filmagem do crime é válida e não causa nulidade, pois não há quebra indevida de sigilo. “A prova dos autos não se limita à filmagem, nem é decorrente dela, mas sim se consubstancia essencialmente na palavra dos repórteres ouvidos em juízo. A filmagem, quando muito, é apenas mais um indício a confirmar a palavra dos jornalistas, e não a prova em si.”

Ele também considerou o tipo de corrupção cometida pelos funcionários uma das formas mais nocivas em prejuízo ao serviço público. “Torna-se especialmente reprovável que os réus, que eram incumbidos da fiscalização, colaborem para que restasse ainda mais prejudicada a ordem e o cumprimento das normas municipais.”

Clique aqui e leia a decisão
                                                                                                                                                       

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!