Relações modificadas

Obra sugere novas normas para Direito Trabalhista

Autor

11 de março de 2010, 2h27

A análise detalhada do impacto da globalização sobre as normas internacionais do trabalho é tema do livro escrito pelo advogado Ericson Crivelli, membro da Comissão de Normas da Conferência Internacional do Trabalho da OIT desde 1997 e consultor da OIT para o Brasil e América do Sul. Direito Internacional do Trabalho Contemporâneo chegou às livrarias e foi lançado em São Paulo na quarta-feira (10/3). No dia 25 de março, será lançado também em Brasília.

“O padrão de Direito Internacional do Trabalho pensado no século XIX e introduzido após a Primeira Grande Guerra não responde mais às necessidades atuais. Este livro explica este processo e sugere caminhos para a reconstrução do Direito Internacional do Trabalho”, afirma Crivelli. 

O livro, com 250 páginas, apresenta de forma detalhada, como a acelerada internacionalização da economia, somada às novas tecnologias da informação, como a internet, à gradativa redução das tarifas alfandegárias, à ampliação do mercado capitalista em detrimento do projeto comunista e à diminuição do poder dos Estados-nação, têm contribuído para a mutação do Direito Internacional do Trabalho. Além disso, a obra aponta as melhores alternativas para que se busquem normas cada vez mais justas e de acordo com as mudanças recentes.

A obra é resultado da tese de doutorado defendida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, orientada pelo professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, Alberto do Amaral Júnior, que também assina o prefácio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!