Cenas da detenção

Jornal deve indenizar cineasta por fotos publicadas

Autor

16 de janeiro de 2010, 14h29

O jornal francês Le Parisien foi condenado a pagar uma multa de 3 mil euros ao cineasta Roman Polanski e a sua mulher por ter publicado fotos do casal durante a detenção do diretor na Suíça, a pedido da Justiça dos Estados Unidos. A informação é da Folha Online.

O Tribunal de Grande Instância de Paris considerou que as imagens representaram "um atentado à vida privada" de Polanski e de sua mulher, a atriz Emmanuelle Seigner. No entanto, impôs uma multa bem inferior aos 40 mil euros que o casal pedia. O jornal também foi condenado a publicar a sentença em sua próxima edição.

O Parisien publicou, em 5 de dezembro, três fotos da família no chalé que possuem na estação de esqui suíça de Gstaad, onde Polanski está sob prisão domiciliar. Uma das fotos mostrava o diretor quando chegava ao chalé; na outra, a mulher por trás de uma janela, e, na terceira, o filho do cineasta no jardim.

Com esta sentença, Polanski consegue a primeira vitória judicial na longa batalha que iniciou contra os meios de comunicação que publicaram fotos dele durante sua detenção na Suíça. Polanski aguarda a decisão sobre sua eventual extradição aos EUA, para responder por suposta agressão sexual nos anos 70. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!