Rede quebrada

Justiça tira do ar rede suspeita de distribuir spam

Autor

25 de fevereiro de 2010, 15h34

A Microsoft ganhou uma disputa na Justiça dos Estados Unidos contra uma rede de computadores que enviava mais de 1,5 bilhão de spams por dia. A decisão autorizou a desativação de 277 domínios de internet ligados a uma rede conhecida por Waledac. A informação é do Globo Online.

A rede de computadores-zumbis, chamada de “botnet”, são infectados por vírus e controlados remotamente por hackers. Os pontos são utilizados para enviar spams, derrubar sites e espalhar códigos pela rede. Como a operação é descentralizada o desafio é rastrear a rede para tirá-la do ar, já que a maioria dos usuários dos computadores infectados nem sabem que estão ligados a essas redes. Apesar dos sites terem sido tirados do ar, essas máquinas continuam infectadas até que os usuários atualizem seus sistemas e programas e limpem o computador com algum antivírus.

A Microsoft pretende atingir as redes de comunicação da botnet antes que seus operadores consigam restabelecer a rede. A decisão judicial determinou que a VeriSign, responsável pela manutenção de endereços online, tirasse do ar temporariamente os domínios suspeitos. Os donos dos domínios têm até o dia 8 de março para recorrer, mas os advogados da Microsoft não acreditam que qualquer atitude seja tomada nesse sentido.

Entre os domínios bloqueados estão lifegreetingcard.com, movies4thjuly.com e bestgoodnews.com. Segundo o Wall Street Journal, quase todos os 227 domínios eram registrados com dados de residentes na China. A função desses sites é enviar os comandos que fazem funcionar a Waledac. Os computadores infectados visitavam os sites de tempos em tempos para receber instruções.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!