Garantias aceitas

STJ tranca ação contra dirigentes da Telemar

Autor

19 de fevereiro de 2010, 17h55

Após terem sido oferecidas garantias integrais sobre valores de tributos devidos pela empresa Telemar Norte Leste S/A, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça trancou a ação penal contra os dirigentes da empresa. De acordo com o relator, desembargador convocado Haroldo Rodrigues, as garantias já foram aceitas pelos respectivos juízos e pela Fazenda Pública. 

Na denúncia contra os dirigentes, consta que eles deixaram de recolher valores a título de tributo – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços e Acessórios – totalizando R$ 72.866.995. Em seu voto, Rodrigues destacou o artigo 9º da Lei de Execução Fiscal, que admite expressamente a possibilidade de fiança bancária como forma de garantir o juízo. “Nessa situação, se em qualquer uma das ações a empresa for vencedora, significa que o respectivo débito tributário não era devido, sendo de rigor a absolvição dos pacientes em relação àquela parte da denúncia”, afirmou. 

No entanto, o desembargador ressaltou que, se ficar comprovado que o imposto era devido, a garantia deve, após o trânsito em julgado da decisão, ser entregue à Fazenda Pública. “Nessa hipótese, nos termos da pacífica jurisprudência desta Corte e do Supremo Tribunal Federal, o pagamento integral do débito tributário é causa extintiva da punibilidade”, concluiu.

Dessa maneira, o relator considerou que em qualquer das soluções a que se chegue no juízo cível ocorrerá a extinção da ação penal. Com informações do Superior Tribunal de Justiça.

HC 155.117

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!