Créditos de celular

TJ do Ceará alerta juízes sobre golpe telefônico

Autor

19 de fevereiro de 2010, 9h34

Os juízes de comarcas do interior do Ceará devem ficar atentos a um golpe telefônico que vem sendo aplicado no estado. A Corregedoria Geral da Justiça está alertando sobre a farsa em que um suposto juiz corregedor visitante de outro estado finge precisar de auxílio mecânico para veículo em pane para, em seguida, pedir a inserção de créditos para um determinado número de celular.

Apenas na semana passada, a Corregedoria recebeu cinco denúncias do golpe, além de pedidos de informações sobre o suposto juiz em trânsito pelo Ceará. De acordo com a Corregedoria, outros relatos parecidos já haviam sido recebidos.

Na prática, o golpe é sempre aplicado da mesma maneira. Ao ligar para o Fórum de uma respectiva cidade, uma pessoa se identifica como juiz de outro Estado em passagem pelo Ceará e pede para falar com o titular da comarca. No contato telefônico, o golpista pede socorro por ter o próprio veículo em pane mecânica em localidade próxima.

Depois que são convencidos da versão apresentada, os juízes pedem que algum policial ou funcionário do Fórum vá ao local descrito pelo suposto juiz para oferecer-lhe ajuda. Antes que o auxílio chegue, o golpista liga novamente para o juiz e pede o número do telefone da pessoa que está a caminho. Em seguida, o falso magistrado liga para o socorrista e pede que este insira créditos de telefone celular em um determinado número.

“Foi muita ousadia. Eles tentaram o golpe várias vezes, mas não obtiveram êxito”, garantiu o juiz corregedor José Tarcílio de Sousa da Silva. Além do pedido dos créditos, que fez funcionários e juízes abortarem o auxílio, policiais que foram aos locais indicados na ligação original não localizaram nenhum carro em pane.

O juízes que sofreram o golpe foram orientados pela Corregedoria a denunciarem os casos às respectivas delegacias de Polícia locais. O objetivo é que se possa investigar a participação de pessoas das próprias comarcas no caso. Segundo Tarcílio de Sousa da Silva, juízes descobriram que algumas ligações procediam de números do sudeste do país, entre eles o interior de São Paulo. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!