Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Habeas Samba

Advogados caem na folia em blocos de rua pelo país

Por  e 

Chova ou faça mais calor ainda, advogados do Brasil inteiro vão deixar de lado o paletó, a gravata e as formalidades dos tribunais e vão cair na folia neste carnaval. Blocos com nomes mais divertidos um que o outro desfilam no bairro da Vila Madalena em São Paulo, levantam o astral de moradores e turistas de Araruama, no Rio, e agitam na terra do axé, em Salvador.

Em São Paulo, o bloco Samba na Balança vai percorrer, pela primeira vez, as ruas da Vila Madalena e Pinheiros. Os organizadores fazem mistério quanto à letra da marchinha-enredo que vai animar o desfile. Os foliões vão se reunir às 14h do sábado (13/2) em frente ao estacionamento do Fórum de Pinheiros e do Bar Tribunal, na rua Jericó.

O diretor da OAB Pinheiros, advogado Paulo Moraes, conta que a iniciativa da Comissão de Cultura e Eventos da OAB paulista surgiu de uma conversa de final de tarde entre ele; o presidente da OAB Pinheiros, Mauricio Januzzi; o presidente da comissão, Umberto Luiz Borges D’Urso; e o presidente da OAB São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso. “D’Urso [o presidente] é fã incondicional de carnaval”, conta Moraes.

Em Araruama, na região dos lagos do estado do Rio, o bloco Entra na Vara também estreia no carnaval de rua da cidade. O presidente da 28ª subseção da OAB, em Araruama, advogado Ademario Gonçalves, contou que, com sua reeleição, foi criado um departamento de eventos. O departamento pediu para incluir na programação anual da entidade a organização de um bloco para o carnaval. O bloco, conta Gonçalves, é uma homenagem aos advogados que atuam nas Varas de Família, Cível e Criminal.

Gonçalves conta que a proposta foi muito bem aceita. A subseção espera contar no evento com cerca de 200 advogados da cidade e de municípios vizinhos. Também convidou familiares e amigos dos profissionais para participar. A marchinha é criativa: “Na vara de família tem divórcio / No Judiciário, trabalho e criminal / No cível, tem dano moral / Passar a mão é assédio sexual”.

Já Salvador, famosa pelos circuitos que arrastam multidões no carnaval, também reúne advogados e estudantes de Direito para ir atrás do trio elétrico. O bloco Faço Direitinho, que já está na segunda edição, não é oficial da OAB baiana, mas está interligado com o Congresso Jurídico Brasileiro de Verão.

O congresso com palestras de estrelas do mundo jurídico só acontece em março. “Queremos exportar o estudo no carnaval. O congresso acontece na segunda, terça e quarta e o bloco sai na quinta, sexta e sábado”, conta Pedro Barreto, organizador do bloco e do congresso. Neste ano, um imprevisto no local onde o congresso acontece fez as palestras serem adiadas para março.

Mas os profissionais já aproveitam desde quinta-feira (11/2) o evento do ano na cidade ao som de: “Faça, faça, faça direitinho amor / Faça, faça, faça com carinho que eu vou / Vamos fazer direitinho / O bloco mais lindo de Salvador” (clique aqui para ouvir no site do bloco). Barreto conta que o bloco tem o apoio do governo estadual. Parte dos foliões, diz, são turistas de outras cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Começamos no ano passado com quatro mil estudantes. Em 2010, são seis mil.”

Outros que já estão curtindo o carnaval são os advogados pernambucanos. Eles desfilaram na quinta com o bloco que também leva nome sugestivo Liberdade incondicional. O evento tem o carimbo da OAB de Pernambuco e tem ponto de encontro em frente ao prédio da seccional, na região central da capital e vai até Recife Antiga, onde se encontram todos os blocos de carnaval da cidade.

A tradição dos blocos, digamos, jurídicos de Pernambuco é antiga. Antes do "Liberdade..." existiu o "Alvará de Soltura". Mas com a troca de gestão, ele não sai mais pela seccional. Em 2007, surgiu o "Liberdade Incondicional". Neste ano, a OAB pernambucana contou 300 participantes, entre advogados e funcionários.

"Como carnaval é uma das principais festas no nosso estado, empresas, instituições, órgãos, todos já têm seus respectivos blocos. A OAB também tem o seu. É importante para a confraternização. O bloco é um instrumento de união entre os advogados e a OAB, e os advogados entre eles", disse o presidente da seccional pernambucana Henrique Mariano.

Veja a letra do bloco dos advogados em Araruama:

Entra na Vara!

Entra na vara amor
Entra na vara amor

Eu tô que to
Vou me acabar
Pra esquecer
A pensão a pagar

Entra na vara amor
Entra na vara amor

Na vara de família tem divórcio
No Judiciário trabalho e criminal
No cível tem dano moral
Passar a mão é assédio sexual

Entra na vara amor
Entra na vara amor

 é correspondente da Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 13 de fevereiro de 2010, 7h40

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/02/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.