Notícias
9 fevereiro 2010
Investigação sigilosa
Deputado federal pede acesso aos autos de inquérito
O deputado federal Edson Aparecido (PSDB-SP) pediu ao Supremo Tribunal Federal que lhe garanta o direito de ter acesso aos autos de um inquérito instaurado na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, do juiz Fausto Martin De Sanctis. De acordo com o deputado, ele soube pela imprensa que estaria sendo investigado.
O inquérito foi resultado de investigação da Polícia Federal, repassada à Justiça por meio de denúncia do Ministério Público. Segundo Aparecido, a Procuradoria da República em São Paulo havia repassado a denúncia à Procuradoria-Geral da República pelo fato de ele ter foro no STF. Ao pedir acesso aos dados da investigação, o deputado não obteve sucesso porque o juiz da 6ª Vara alegou que o Superior Tribunal de Justiça já havia concedido liminar no dia anterior para suspender o andamento do inquérito.
O parlamentar alega que não há nenhum respaldo jurídico nos argumentos do juiz para negar vista e cópia do inquérito, porque a Súmula Vinculante 14 garante “ao defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.
No seu pedido, o deputado alega que sabe que foi investigado e que foi oferecida representação contra ele para abertura de inquérito perante a instância competente, “mas não tem ciência do objeto dessa investigação e nem pode se defender ou tomar as providências cabíveis para evitar o processamento de uma investigação contra ele, pois sequer tem os elementos necessários para produzir sua defesa”. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.
Rcl 9.789
Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2010
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 03/02/2010 Diretor de fórum é punido por impedir estagiário de consultar processo
- 22/12/2009 STJ suspende ação penal do juiz Fausto De Sanctis contra advogado
- 18/12/2009 Súmula 14 garante retirada de cópias de inquérito por advogado
- 15/12/2009 RETROSPECTIVA 2009: Ativismo judicial mobiliza Justiça e sociedade
- 01/12/2009 Fiscalização de advogado deve ser feita pela OAB não pelo CNJ
- 25/11/2009 STF nega acesso a autos de inquérito no STJ para desembargador baiano
- 12/11/2009 OAB-SP promove ato público de repúdio ao juiz Fausto De Sanctis
- 11/12/2008 Advogado é alvo de grampo por pedir acesso aos autos
- 23/11/2007 OAB pede ao STF que advogado tenha acesso aos autos
- 22/09/2007 Processo é suspenso até que juíza dê acesso aos autos
- 05/06/2006 Acesso aos autos é garantido mesmo sem indiciamento
- 11/04/2005 Advogados conseguem acesso aos autos de inquérito
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 17/02/2010.