Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Divã econômico

Obra traça identidade e rumo da classe média no país

Nicho mais afetado pelas intempéries econômicas, a classe média virou objeto de estudo pelo PhD em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Bolívar Lamounier. Fundador do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo, Lamounier lança, na terça-feira (9/2), o livro A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade.

A obra, de 182 páginas, discute a identidade e a formação da classe média nos países emergentes, principalmente no Brasil. Impulsionados pelo aumento do emprego e da renda, em condições de inflação baixa e crédito farto, milhões de brasileiros puderam aumentar nos últimos anos o seu poder de compra e adquirir os símbolos mais vistosos de ingresso na classe média, como casa própria e automóvel, além de uma vasta gama de bens de consumo.

Sob os ângulos do consumo, empreendedorismo, educação, política e valores, e baseado em análises históricas e pesquisas de opinião, o autor questiona se, no Brasil, serão sustentáveis os índices de expansão do que se tem denominado a “nova classe média”, ou se muitos dos que acabaram de ascender socialmente estão ameaçados a voltar para a pobreza. Lamounier explica a participação desse filão na revisão de valores sociais e como fonte de apoio para a democracia e uma economia competitiva.

Clique aqui para comprar o livro

Revista Consultor Jurídico, 8 de fevereiro de 2010, 7h41

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 16/02/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.