Notícias
30 agosto 2010
Luzes sobre o Judiciário
Anuário apresenta a Justiça do Rio vista por dentro

O Tribunal de Justiça do Rio visto por dentro, de maneira inédita, mostrando quem são os julgadores, como atuam e a tendência de voto de cada um. Todas essas informações fazem parte do Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2010, com lançamento marcado para o dia 14 de setembro, no auditório da Associação dos Magistrados Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). A obra faz parte da série editada e publicada pela revista eletrônica Consultor Jurídico, desde 2007, quando foi lançado, o Anuário da Justiça, atualmente em sua quarta edição, com o mapeamento completo de todos os tribunais superiores.
O Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2010 pretende ser uma fonte de referência diária para todos aqueles que atuam na área do Direito e da Justiça. Além do perfil dos 180 desembargadores, o anuário detalha a composição de todas as câmaras cíveis e criminais da Justiça fluminense, assim como as decisões mais importantes tomadas nos últimos 12 meses e os seus efeitos sobre a sociedade e a própria jurisprudência.
O cruzamento de informações sobre os casos julgados e o perfil dos desembargadores permite, com razoável grau de acerto antecipar como costuma votar os integrantes de cada câmara nos processos envolvendo as diversas áreas do Direito Público e Privado e na esfera criminal, assim como medir o comportamento de cada um deles no atendimento às partes do processo.
A Justiça de primeiro grau, a Justiça itinerante, Eleitoral e Trabalhista, os Juizados Especiais, o Ministério Público e a Justiça Federal, além da Procuradoria-Geral do Estado e a OAB também foram objetos de análise e acompanhamento pela ConJur. A obra mostra ainda o esforço do Judiciário do Rio para ingressar no novo ambiente da Justiça digital e o estágio em que se encontra em relação às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça para derrubar o fantasma da morosidade que paira sobre o Judiciário de todo o país.
A independência editorial e uma equipe altamente especializada, composta por jornalistas e editores da revista eletrônica Consultor Jurídico, além de uma rede de colaboradores que atuam diretamente nos tribunais tornam os anuários produzidos pela ConJur ferramentas de consultas diárias para aqueles que já estão ou logo estarão no mercado de trabalho, além de professores e historiadores. Com base nos anuários lançados até agora, a expectativa é que também o Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2010 torne-se uma obra de referência para todos aqueles que operam no ramo do Direito.
Clique aqui para reservar o seu exemplar do Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2010.
Robson Pereira é jornalista
Revista Consultor Jurídico, 30 de agosto de 2010
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 29/08/2010 Entrevista: ministro Ari Pargendler, presidente eleito do STJ
- 01/06/2010 Judiciário fluminense terá Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2010
- 06/04/2010 Justiça mineira faz homenagem ao Anuário da Justiça
- 19/03/2010 Pesquisas inéditas do Anuário da Justiça 2010 são tema de entrevista
- 17/03/2010 Evolução do Judiciário mostrada no Anuário da Justiça é tema de debate
- 10/03/2010 Anuário da Justiça contribui para transparência do Judiciário
- 10/03/2010 Lançamento do Anuário da Justiça reúne personalidades do Judiciário
- 10/03/2010 Anuário da Justiça será lançado nesta quarta-feira no Supremo
- 03/03/2010 Lançamento do Anuário da Justiça será no dia 10, em Brasília
- 26/02/2010 CNJ premia reportagens e pesquisas sobre Justiça. ConJur é ganhadora.
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Anuário com astrologia judiciária e pagode!
.
O juiz Magist, representante da magistratura brasileira nos comentários da Conjur, irá fantasiado, isto, é, de toga e tudo como manda o diário carnaval forense.
.
Será distribuído um botom quase do tamanho do peito onde estará escrito "sou juiz de direito" para todos ali usarem.
.
O Anuário terá ainda uma sinopse astrológica sobre cada magistrado, com signo, ascendente, e estudo numerológico, além de depoimentos da ex-esposa de cada um para bem instrumentar a moderna a advocacia no conhecimento sobre os magistrados.
.
Juízas barangas, das que virarma juízas porque nunca conseguiram homem e por isso passavam o dia estudando serão listadas para os advogados saberem, e será lançada a campanha "o advogado namorador" com o salogan "a melhor maneira de combater a morosidade é tirar um juíza do atraso".
.
Sunda Hufufuur
Isso vai ser no mínimo divertido
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 07/09/2010.