Notícias
20 agosto 2010
Greve da categoria
MP quer que INSS contrate peritos terceirizados
O Ministério Público de São Paulo quer que o INSS seja obrigado a contratar de imediato peritos terceirizados por conta da greve da categoria, que já dura quase dois meses. Na ação, a procuradora da República Zélia Luiza Pierdoná pede autorização judicial para o INSS contratar, em caráter emergencial, temporário e nacional peritos médicos aposentados ou ex-credenciados, por se tratarem de profissionais habilitados a fazer as perícias. Para regularizar a situação, o MPF solicita ainda que as perícias possam ocorrer nos consultórios e clínicas dos médicos contratados. As informações são da Agência Brasil.
Com essa medida, o MPF espera que o INSS tenha condições de executar as perícias num prazo de até 15 dias após a data do agendamento. O instituto estima que cerca de 400 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da paralisação. Sem passar pela avaliação médica, o segurado, impedido de trabalhar por causa de problema de saúde ou acidente de trabalho, não consegue receber o auxílio.
Os grevistas cobram da Previdência Social melhores condições de trabalho, como jornada reduzida. Em junho, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que a greve dos peritos é legal, porém determinou a volta de metade da categoria ao trabalho.
No entanto, o MPF em São Paulo alega ter recebido denúncias de que os profissionais estão em operação-padrão e alguns segurados esperam mais de um mês para passar pela avaliação. Outros não conseguiram nem agendar a consulta. A ação do MPF está sob análise da 19ª Vara Federal Cível de São Paulo.
Revista Consultor Jurídico, 20 de agosto de 2010
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 12/08/2010 União e INSS questionam decisão que proíbe corte no ponto de peritos
- 15/07/2010 INSS não poderá cortar ponto e descontar salário de grevistas
- 12/07/2010 STJ reconhece direito de greve de servidores com limitações
- 26/06/2010 Metade de médicos peritos do INSS em greve deve trabalhar, decide STJ
- 14/03/2010 Segurado processa perita do INSS e é condenado a indenizar médica
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 28/08/2010.